Viver +

Veja qual grão cientistas de Harvard recomendam incluir na dieta

Vogue | 12/07/24 - 10h42
Quinoa é considerado um alimento saudável | Vie Studio/Pexels

A quinoa costuma aparecer na lista de alimentos saudáveis a serem incluídos na dieta, e existem boas razões para isso. Segundo a Escola de Saúde de Harvard, trata-se de um cereal com alto teor de proteína, nutriente fundamental para construir músculos, fortalecer os ossos, no processo de reparação celular, no equilíbrio do sistema imunológico e que, ainda, auxilia na sensação de saciedade.

Os especialistas de Harvard apontam que o alimento é uma proteína "completa", pois contém os aminoácidos essenciais que o corpo necessita. "Uma xícara de quinoa fornece oito gramas de proteína de alta qualidade e cinco gramas de fibra. Além disso, é uma boa fonte de minerais como magnésio, fósforo e cobre", dizem.

Mas não são apenas os experts da universidade norte-americana que apreciam os benefícios da quinoa, muitas outras autoridades em saúde também prezam as contribuições desse alimento para o organismo. Entre eles, o médico de longevidade Vicente Mera, da Sha Wellness Clinic, que aponta que o grão não possui glúten, tem um baixo índice glicêmico e é fonte de vitaminas do grupo B (necessárias para equilibrar o sistema nervoso), ferro e cálcio.

A quinoa é considerada um superalimento, como nos explica a especialista em nutrição Cristina Barrous, pois tem um menor teor de carboidratos que o arroz ou massas, o que faz com que possa ser incluída nos jantares para garantir esse fator de carboidratos (além do aporte proteico) sem provocar um pico de glicose, além de ter um baixo teor de gordura. Barrous recomenda ter sempre quinoa cozida para incluí-la nos pratos noturnos, como uma salada, por exemplo. A expert, porém, destaca um detalhe importante: a necessidade de lavar bem os grãos, deixando-os de molho por 15 minutos e enxaguando muito bem antes de cozinhar, em função da presença de saponinas, um antinutriente que impede a absorção de outros nutrientes.

Além de tantos benefícios nutritivos, a quinoa é um alimento versátil, que pode ser preparado de diferentes maneiras. Abaixo, confira algumas sugestões dos especialistas:

-Como risoto, refogando-a com óleo, cebola e abobrinha antes de cozinhá-la com água. Essa é a receita de outro especialista em longevidade, o doutor Olivier Courtin-Clarins, em seu livro Beauty on a Plate.
-Em salada com couve, vinagrete de trufa e pistache picado.
-Adicionada a sopas e ensopados.
-Como acompanhamento de pratos de carne ou peixe.