Basta uma rápida olhada nas redes sociais para encontrar vídeos que prometem dentes mais brancos com ingredientes simples que todo mundo tem em casa. A ideia parece prática, mas é justamente aí que mora o perigo. Isso porque as receitas caseiras podem colocar a saúde em risco.
LEIA TAMBÉM
“Trata-se de vídeos curtos com receitas que não só não fazem efeito, como ainda podem causar vários danos à saúde bucal. Muitas vezes, na tentativa de resolver um problema, o resultado é que a pessoa desenvolve algo mais grave”, alerta Alexandre Ravani, dentista e CEO da PróRir, rede de clínicas odontológicas.
Entre os problemas causados pelas receitas caseiras que prometem clarear os dentes, destacam-se:
Abaixo, Alexandre Ravani explica quais são os tratamentos realmente eficazes e seguros para garantir um sorriso branco e saudável.
Ele está entre as opções mais buscadas para resolver esse tipo de problema. Pode ser realizado de maneira convencional, quando o dentista aplica substâncias que removem a camada mais externa dos dentes, ou com laser, em que os compostos químicos utilizados para a realização do branqueamento são ativados por luz. “Em ambos os casos, cabe ao paciente seguir os protocolos de manutenção para prolongar o efeito do branqueamento”, explica o dentista.
São utilizadas para restaurações em dentes com cárie ou amarelados, cobrindo a superfície dental. “Um ponto importante em relação à resina é que, se o paciente não mudar os hábitos, aumentando os seus cuidados em relação aos dentes, o material pode adquirir manchas ao longo do tempo”, esclarece o profissional.
Após fazer o tratamento mais apropriado, o paciente precisa adotar uma série de cuidados para garantir que os dentes fiquem brancos por um longo tempo. “Eu destaco fazer uma boa higienização diária com o uso de fio dental, evitar alimentos pigmentados e fumar. Cuidado também com o uso de certas medicações, como os antibióticos, que podem causar manchas nos dentes, e, principalmente, manter consultas regulares no dentista para limpezas e check-ups“, finaliza o especialista da PróRir.
Por Denise Almeida
+Lidas