A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) divulgou, nesta sexta-feira (7), os rankings com os maiores números de aberturas e baixas empresariais em relação aos 102 municípios alagoanos. De acordo com os dados do primeiro semestre de 2023, ambos os rankings trazem Maceió e Arapiraca com os maiores quantitativos.
LEIA TAMBÉM
Em relação às aberturas empresariais, os dois municípios representam 62,3% do total, do qual 9.743 constituições foram registradas em Maceió e 1.682 em Arapiraca. Quanto às extinções, a porcentagem reflete em 59,7%, com Maceió representando 5.417 fechamentos e Arapiraca, 1.015.
A lista dos dez municípios com maiores quantitativos em relação à constituição é composta ainda por Rio Largo (488 negócios), Marechal Deodoro (408), Penedo (369), União dos Palmares (285), Delmiro Gouveia (271), Coruripe (258) e São Miguel dos Campos (249).
A relação dos dez municípios com maiores quantitativos em relação à baixa apresenta apenas uma mudança quanto à lista anterior. Além de Maceió e Arapiraca, compõem o quadro Penedo (338 negócios), Rio Largo (328), Marechal Deodoro (220), União dos Palmares (213), São Miguel dos Campos (193), Coruripe (184) e Palmeira dos Índios (171).
No que se refere ao saldo entre aberturas e baixas empresariais, alguns destaques, proporcionalmente, podem ser visto para Paripueira, que apresentou saldo positivo de 54 negócios, São Miguel dos Milagres, com saldo de 50 negócios, e Maragogi, com saldo de 143 negócios.
Apenas três cidades abriram o mesmo total de empresas que foram fechadas: Batalha, Coqueiro Seco e Santana do Mundaú. Dos 102 municípios alagoanos, apenas dez cidades apresentaram déficit na comparação entre empresas abertas e empresas fechadas: Branquinha, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Mar Vermelho, Mata Grande, Monteirópolis, Olho d ‘Água Grande e Paulo Jacinto.
Responsável pela divulgação dos dados, a Juceal é órgão alagoano de registro empresarial, entidade por onde são feitos os processos de abertura, alteração e baixa de negócios. Além disso, o órgão é responsável pela integração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas.
LEIA MAIS
+Lidas