A seleção olímpica do Brasil desembarcou em Maceió para um amistoso contra a África do Sul Sub-23, no início da noite deste domingo (27), no Estádio Rei Pelé. O público alagoano compareceu de forma razoável e o Brasil venceu por 3x1, gols de Rodrigo Caio, Fabinho e Andreas Pereira para a amarelinha e Mothiba descontou para os sul-africanos. O teste internacional serve como um preparatório do time para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontece em agosto deste ano. O Brasil busca a inédita medalha de ouro no futebol.
LEIA TAMBÉM
A garotada do Brasil enfrentou a seleção de base da Nigéria na última quinta-feira (24), no Espírito Santo, e saiu derrotada pelo placar de 1x0. Para o jogo de hoje, o técnico Rogério Micale realizou algumas mudanças na equipe titular, como a ida de Rodrigo Caio para o meio-campo e a entrada de Luciano no lugar de Gabriel, o Gabigol, que foi convocado por Dunga para a partida contra o Paraguai pelas Eliminatórias da Copa.
O jogo
O duelo começou com a seleção brasileira tomando iniciativa na parte ofensiva. No primeiro minuto, o zagueiro Wallace aproveitou uma bola levantada na área, mas errou a cabeçada. Logo em seguida, o time africano tentou a resposta, mas o meia Motupa cobrou falta rasteira e facilitou a defesa do goleiro Ederson. O Brasil vem procurando jogadas de bolas aéreas, mas a defesa da África do Sul continua resistindo as investidas da seleção canarinho. Mas aos 14", Felipe Anderson cobrou falta com perfeição e Rodrigo Caio apareceu e cabeceou a bola para o fundo das redes do adversário.
Veja os gols:
Após o primeiro gol brasileiro, a seleção continuou na pressão e em um escanteio, Luciano desviou para o complemento do lateral-direito Fabinho, que de cabeça, ampliou o marcador. Aos 20", o meia e capitão da seleção africana, Dolly, acertou uma bela cobrança de falta, mas o goleiro Ederson mostrou segurança e pegou para o Brasil. No lance seguinte, o atacante Luciano experimentou de fora da área para a boa defesa do goleiro February. O Brasil segue assustando, o zagueiro Dória ajeitou de cabeça, para a conclusão para fora de Luciano. A seleção canarinha vem encontrando facilidades contra a África do Sul.
O jogo começou a ficar morno na metade do primeiro tempo, com a equipe amarelinha administrando as ações e sem correr riscos. Aos 37", o goleiro February quis ajudar o Brasil e fez uma lambança na cobrança do tiro de meta, o meia Felipe Anderson não aproveitou e finalizou para fora. O time olímpico continuou tranquilo em campo e soube usar o placar a seu favor até o árbitro encerrar a primeira etapa. A torcida alagoana aplaude a equipe de Rogério Micale.
O segundo tempo começou sem fortes emoções nos primeiros minutos. Aos 3", o atacante Mothiba chutou de fora da área, mas não levou perigo a meta brasileira. Aos 9", o Brasil perdeu uma grande oportunidade com Luciano, após uma rápida jogada de ataque de Malcom, que tocou rasteiro para o atacante corintiano que passou do tempo da bola. Aos 14", em uma jogada de velocidade no ataque sul-africano, o meia Dolly saiu na cara do goleiro brasileiro, mas Ederson fez boa defesa.
Aos 21", a África do Sul diminuiu o placar com Mothiba, que aproveitou bom passe de Modiba e tirou do goleiro Ederson para fazer o primeiro gol sul-africano na partida. Apesar do gol sofrido, a seleção brasileira buscou ampliar o marcador em seguida. Aos 25", Andreas Pereira cobrou falta com perigo, a bola passou por todo mundo dentro da área e sobrou para a defesa do goleiro February. Porém o arqueiro do time africano foi vencido no lance seguinte. Aos 28", Andreas Pereira invadiu a área e chutou certo, sem chances para o goleiro da África do Sul.
Na parte final do jogo, o Brasil continuou criando umas boas chances. O meia Alisson, que tinha acabado de entrar, tabelou com o volante Rafinha, mas finalizou de cabeça nas mãos de February, perdeu uma grande chance para a seleção canarinho. Aos 39", um susto no gramado do Estádio Rei Pelé, Makhele se machucou em uma jogada ríspida e caiu no campo. Os atletas das duas seleções pediram rapidamente o atendimento médico para o jogador, que foi levado de ambulância para fora do estádio. O lateral-direito da África do Sul foi substituído por Macheke. Os minutos finais foram administrados pela seleção brasileira, que saiu com a vitória por 3x1. Após o apito final, três torcedores invadiram o campo, mas foram retirados em seguida.
Ficha técnica
Amistoso Internacional
Jogo: Brasil Sub-23 3x1 África do Sul Sub-23
Gols: Brasil Sub-23 (5-Rodrigo Caio aos 14" do 1T, 2-Fabinho aos 19" do 1T e 19-Andreas Pereira aos 28" do 2T); África do Sul Sub-23 (9-Mothiba aos 21" do 2T)
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió/AL
Data: 27/03 (domingo)
Hora: 18h30
Árbitro: Estában Vega (FIFA/URU)
Auxiliar 1: Gabriel Pastorino (FIFA/URU)
Auxiliar 2: Horacio Bruguera (FIFA/URU)
BRASIL SUB-23
1-Ederson
2-Fabinho
3-Dória
4-Wallace (14-Rodrigo Ely - intervalo)
6-Douglas Santos (16-Wendell - intervalo)
5-Rodrigo Caio (18-Rafinha aos 13 do 2T)
8-Matheus Sales
10-Felipe Anderson (15-Thiago Maia aos 23" do 2T)
7-Gabriel Jesus
11-Malcom (17-Alisson aos 36" do 2T)
9-Luciano (19-Andreas Pereira aos 13" do 2T)
Técnico: Rogério Micale
Banco Brasil Sub-23: 12-Matheus Vidotto, 13-Zeca, 14-Rodrigo Ely, 15-Thiago Maia, 16-Wendell, 17-Alisson, 18-Rafinha, 19-Andreas Pereira, 20-Clayton
ÁFRICA DO SUL SUB-23
1-February
2-Makhele (4-Macheke aos 42" do 2T)
6-Mngonyama
5-Lorenzo Gordinho (3-Rikhotso aos 22" do 1T)
15-Ntlhe (18-Mekoa - intervalo)
12-Ntshangase
7-Morena (17-Moerane - intervalo)
14-Motupa
8-Phiri (11-Modiba - intervalo)
10-Dolly
9-Mothiba
Técnico: Owen da Gama
Banco África do Sul Sub-23: 16-Hoffman, 22-Peters, 3-Rikhotso, 4-Macheke, 11-Modiba, 13-Mako, 17-Moerane, 18-Mekoa, 20-Jafta, 21-Kutumela
+Lidas