Veja os 10 alimentos que mais causam enxaquecas

Publicado em 05/07/2023, às 17h11
Pexels
Pexels

Por Extra Online

Você sente fortes dores de cabeça? Saiba que ter enxaqueca é mais comum do que se pensa. Alguns a enfrentam ocasionalmente, e outros diariamente. E em qualquer caso, a dor diminui a qualidade de vida e obriga aqueles que sofrem a interromper suas atividades diárias até conseguirem alívio. Com a alimentação sendo essencial para o bom funcionamento do cérebro, alguns alimentos ajudam a causar dores.

De acordo com Julio Bragagnolo, chefe de Nutrição e Diabetes do Hospital Ramos Mejía, em Buenos Aires, alguns alimentos são mais prejudiciais. Confira a lista dos 10 que mais causam enxaquecas:

Queijo - Os que são maturados apresentam altos níveis de sódio e gorduras, que desencadeiam a dor de cabeça, pois causam inflamação. Além disso, outros produtos lácteos como leite e sorvete também causam enxaquecas devido às suas altas doses de açúcar.

Chocolate - O chocolate ao leite possui altos níveis de açúcar e gorduras, que prejudicam o bom funcionamento do cérebro e aumentam o desejo de comer mais. Diante dessa necessidade, se o organismo não os ingere, a dor de cabeça é desencadeada para suprir essa carência.

Farinha refinada - Esse produto desencadeia a produção de dopamina, o hormônio que gera relaxamento, e a pessoa se torna dependente de seu consumo. Por isso, a falta dela gera ansiedade e, consequentemente, dor de cabeça.

Café - É estimulante, pró-ativo e afeta o sono. Tomá-lo em excesso pode causar falta de sono, o que, ao longo do tempo, desencadeia enxaquecas.

Refrigerantes - Entre seus componentes, destacam-se a cafeína e o açúcar. Ambos estimulam a atividade cerebral e podem causar picos de glicemia, prejudicar algumas de suas funções e causar dores de cabeça.

Carnes vermelhas - São alimentos que podem causar inflamação e afetar a microbiota intestinal. E como o intestino está diretamente conectado ao cérebro através do nervo vago, este também é afetado.

Álcool - Está relacionado a um hábito que, a longo prazo, pode causar doenças crônicas. Além disso, tem efeito relaxante, então, como o corpo se acostuma, precisa dele cada vez mais. Quando não tem, a abstinência gera ansiedade e, consequentemente, dor de cabeça.

Xarope de milho rico em frutose - É um derivado do açúcar usado na fabricação de diferentes tipos de alimentos que causam dependência nas pessoas. Consumir regularmente produtos com esse ingrediente aumenta o nível de glicemia, o que pode causar dor de cabeça.

Glutamato monossódico - É uma substância presente em muitos produtos processados. Sua função é realçar os sabores, mas em muitas pessoas desencadeia fortes dores de cabeça. Geralmente é encontrado em salgadinhos e alimentos embalados, como biscoitos.

Falta de água - A enxaqueca é um sinal de má hidratação. Isso ocorre porque o cérebro manifesta, através da dor, que precisa de água potável.

Mas existem alimentos recomendados para prevenir a enxaqueca? A resposta é sim. Legumes como lentilhas, feijões e grão-de-bico, frutas e verduras de todos os tipos (exceto os cítricos), além de arroz integral, quinoa, trigo sarraceno, milho e cevada são aliados.

Produtos naturais possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e evitam o declínio cognitivo e os picos de glicemia que causam dores de cabeça intensas. Além disso, fibras e proteínas que eles fornecem regulam os níveis de açúcar no sangue. A hidratação também desempenha papel fundamental.

Gostou? Compartilhe