O verão, é um convite a passeios e brincadeiras ao ar livre. Mas o pet merece atenção. O calor provoca incômodos e pode causar hipertermia, temperatura do corpo mais elevada do que o normal -a dos pets normalmente vai de 38,5ºC a 39,2ºC. Por isso, manter a hidratação do animal é fundamental.
LEIA TAMBÉM
Como saber se o pet está com calor? Segundo a veterinária Carla Berl, fundadora da rede de hospitais Pet Care, ele fica ofegante e procura superfícies mais geladas, como o piso da cozinha ou o box do banheiro, para esparramar o corpo e se refrescar.
Diferentemente dos humanos, cães não transpiram por todo o corpo, mas pela respiração. Quanto mais ofegante o animal estiver, maior é o calor que ele sente, afirma Carla. Ela explica que o pet está inspirando o ar fresco e expirando o ar quente para perder esse calor. Porém, em dias de temperaturas acima de 28ºC, essa perda é mínima.
A veterinária lista dez cuidados para dar mais conforto aos peludos nesta época do ano:
Com o lazer em áreas abertas e até aquela soneca sob o sol, é imprescindível o uso de protetor solar em animais de pelo curto ou branco. Para garantir a saúde do animal, é recomendável o uso de medicamentos preventivos contra pulgas e mosquitos, sempre sob orientação médica.
As vacinas devem sempre estar em dia, nesta época especialmente a que previne a leptospirose e especialmente se o pet vive em área sujeita a alagamentos.