Veja como serão comemorações do Bicentenário da Independência em Alagoas e demais estados

Publicado em 07/09/2022, às 08h43
Imagem Veja como serão comemorações do Bicentenário da Independência em Alagoas e demais estados

Por TNH1 com informações do G1

As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil acontecem nesta quarta (7) em diversas capitais. Após dois anos de suspensão pela pandemia de Covid-19, os estados voltam com os tradicionais desfiles cívico-militares do 7 de Setembro.

Em Maceió, veículos devidamente caracterizados com as cores da pátria já eram vistos circulando pelas vidas da cidade. O desfile começa às 9h, com participação de aproximadamente 1.600 integrantes das forças de segurança que atuam em Alagoas.

AoVivo: Acompanhe o desfile de 7 de setembro em Brasília

Distrito Federal - A celebração do 7 de Setembro começa a partir das 9h em Brasília com o tradicional desfile militar, que volta à Esplanada dos Ministérios. Ao todo, devem participar cerca de 3,1 mil militares. O público que for acessar a região da Esplanada dos Ministérios vai passar por linhas de revista da Polícia Militar e não será possível acessar o evento de carro.

São Paulo - Na capital paulista, a data será marcada por uma cerimônia de reabertura simbólica do Museu do Ipiranga após 9 anos de restauração. Os arredores do museu contarão com uma programação de desfiles e show de artistas como Margareth Menezes, Criolo e Gaby Amarantos.

Campinas e outras cidades da região também vão realizar desfiles cívicos. Americana, Artur Nogueira, Espírito Santo do Pinhal, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Monte Mor, Pedreira, Santo Antonio de Posse, Valinhos e Vinhedo têm atividades confirmadas, assim como São José do Rio Preto e Araçatuba.

Rio de Janeiro - O presidente Jair Bolsonaro participará do Tributo Cívico-Militar ao Bicentenário da Independência do Brasil, em Copacabana, marcado para as 13h. A chegada do presidente está prevista para as 15h. Não haverá desfile.

Minas Gerais

Belo Horizonte volta a realizar os desfiles cívico-militar na Avenida Afonso Pena, no centro da capital mineira.

O evento terá início às 9h com a passagem em revista da tropa pelo governador Romeu Zema (Novo), acompanhado por comandantes do Exército, Aeronáutica e Capitania Fluvial de Minas Gerais. Na sequência, haverá o hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal.

Também serão realizadas comemorações em Uberlândia e Uberaba, além de cidades do Centro-Oeste e da Zona da Mata.

Pernambuco

Em Pernambuco, a celebração dos 200 anos de Independência do Brasil acontece na capital Recife, a partir das 7h30. Há bloqueios e mudanças no trânsito a partir das 5h, que vão causar alterações em linhas de ônibus.

Bahia

Tropas militares, escolas e entidades civis se reúnem a partir das 6h, no Corredor da Vitória, em Salvador, para o tradicional desfile na Avenida Sete de Setembro.

Durante o feriado, o expediente nas repartições públicas municipais ficará suspenso em Salvador. No entanto, alguns órgãos manterão a programação com serviços essenciais.

Espírito Santo

Cerca de 2000 militares e servidores das forças de segurança participarão do desfile em Vitória. O evento também vai contar com a presença de 2 mil estudantes, acompanhados de seus responsáveis.

Ceará

O desfile cívico em Fortaleza contará com 8.500 participantes, incluindo as Forças Armadas, órgãos de segurança pública, e alunos da rede estadual, municipal e particular

Amapá

O desfile cívico volta a acontecer este ano a partir das 8h na Avenida Fab, no Centro de Macapá. Uma das novidades é a marcha dos alunos de escolas de Gestão Compartilhada Militar com os representes da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Mato Grosso

A celebração do Dia da Independência do Brasil em Cuiabá deve começar a partir das 7h, com a execução do hino nacional brasileiro, seguida pelo desfile cívico-militar.

Mato Grosso do Sul

Integrantes do Exército e representantes de outras instituições de segurança pública devem desfilar em Campo Grande a partir das 9h.​

Pará

A capital Belém recebe o tradicional desfile cívico-militar a partir das 9h, na Avenida Presidente Vargas. O evento terá presença de bandas de música, clube de moto feminino, além de organizações militares e forças de segurança.

Piauí

A capital Teresina espera um público de mais de 50 mil pessoas para as celebrações de 7 de Setembro com uma parada cívico-militar. A programação oficial inicia às 7h e encerra às 10h de quarta-feira.

Paraná

O desfile de comemoração da Independência deve começar a partir das 8h no Centro Cívico de Curitiba. Haverá bloqueios de trânsito na região.

Rondônia

Porto Velho deve iniciar as comemorações com um desfile cívico a partir das 17h. O evento deve reunir estudantes de escolas municipais e estaduais, além da participação das forças armadas.

Roraima

As solenidades em Boa Vista começam a partir das 7h. O desfile contará com a participação de 29 escolas da rede estadual e 18 colégios militarizados de Roraima.

Rio Grande do Sul

O desfile em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil acontecerá em Porto Alegre, às 10h. O evento deve contar com cerca de 5 mil participantes, entre militares e civis, de acordo com projeção do Comando Militar do Sul.

Santa Catarina

Os desfiles de 7 de Setembro começam às 9h em Florianópolis, com quase quase 30 grupos entre estudantes de escolas públicas, militares e integrantes da segurança pública, além da exposição de veículos e armamentos.

Gostou? Compartilhe