O Governo de Alagoas, por meio das secretarias da Segurança Pública (SSP) e Prevenção à Violência (Seprev), está reforçando o policiamento ostensivo e investigativo para combater roubos e furtos na região da orla de Maceió. O plano operacional da Operação Orla Segura foi apresentado, na manhã desta segunda-feira (15), durante coletiva na sede do Batalhão de Rotam, no Farol.
LEIA TAMBÉM
Para melhorar a ação da Polícia Militar, novas equipes do 1º Batalhão, que é responsável pela área, vão atuar de forma constante a partir das 16h até a madrugada, horário com maiores incidências de crimes como arrombamentos a residências ou estabelecimentos comerciais.
Guarnições de unidades especializadas, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Rotam e Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), também vão atuar no combate, conforme afirmou o secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro.
“É uma determinação do Governo do Estado no sentido de proporcionar uma segurança adequada, com reforço no policiamento, através dos policiais recém-incorporados, visando proporcionar não só aos que vivem e frequentam aquela região, que conta com diversos pontos comerciais, mas também os turistas que visitam nossa cidade, um policiamento digno, voltado ao combate aos crimes contra o patrimônio. Nós tivemos um incremento de cinco a seis viaturas por dia e, nos finais de semana, que é uma demanda maior, serão de nove a dez viaturas a mais. É um policiamento a mais. Todas as demais regiões do estado estão mantendo o policiamento preventivo conforme o planejamento estratégico da PM”, disse ele.
O reforço integrado nas ações passou por um projeto-piloto na última semana, que analisou também os casos registrados. Conforme os dados apresentados, a quantidade de roubos vem reduzindo na região, mas de acordo com o comandante de Policiamento da Região Metropolitano (CPRM), coronel Maciel Pantaleão, o foco é garantir uma queda ainda maior.
“Esta análise foi feita, nos últimos seis meses, decorrente dos arrombamentos que foram registrados, principalmente, nos bairros de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, onde foi detectada uma incidência maior, mas nós já estamos reduzindo. No primeiro semestre deste ano diminuímos em 10% o número de roubos, e a gente entende que, para a sociedade ter realmente o sentimento de tranquilidade, precisamos atuar cada vez mais forte”, afirmou o oficial.
Ainda conforme a estratégia, as unidades especializadas vão se dividir por dias da semana para garantir uma ação mais efetiva. Guarnições de motopatrulhamento da Companhia Independente do Raio também vão atuar nos locais onde as viaturas não conseguem chegar, especialmente nos fins de semana.
De forma integrada, os militares também vão ajudar nas investigações realizadas pela Polícia Civil, como afirmou a delegada de Proteção ao Turista, Luci Mônica. “O reforço no policiamento da região da orla é fruto de um trabalho integrado entre as forças de segurança, o que, com certeza, trará bons frutos para as investigações policiais. Primeiro, pela redução da criminalidade local, e ainda pela identificação e qualificação dos indivíduos suspeitos, o que facilitará o trabalho da Polícia Judiciária na confecção de inquéritos policiais e pedidos de prisão. Desta forma, vamos poder propiciar mais segurança para nossos turistas e para os alagoanos”, disse ela. A PC ganhará o reforço de uma viatura extra com atuação da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit). Equipes dos Serviços de Inteligência também vão colaborar nas ações.
Equipes do Programa Ronda no Bairro, que é de responsabilidade da Seprev, também já vêm colaborando com o policiamento de proximidade. Com um novo turno de trabalho, os agentes operacionais atuam com viaturas, motos, patinetes e o patrulhamento a pé. O objetivo, conforme reforçou o superintendente do Programa, coronel Cícero Silva, é aumentar a sensação de segurança para toda a população.
“O esforço integrado se faz necessário, diante do aumento de ocorrências de alguns crimes. Por isso, as equipes do Ronda estão preparadas para atuar com o policiamento de proximidade, de forma integrada, com as demais forças de segurança”, ressalta.
Além da atuação operacional do Ronda no Bairro, as ações sociais também vão ser intensificadas, segundo o secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência da Seprev, Fábio Oliveira. “Nós vamos atuar também com a nossa Superintendência de Política sobre Drogas, identificando e acolhendo moradores em situação de rua, que estão em dependência química e queiram passar por tratamento. Com a nossa Superintendência de Prevenção à Violência, através da Casa de Direitos, vamos atuar na emissão de documentos pessoais para aqueles indivíduos que não possuam. Dessa forma, esses indivíduos poderão exercer seus direitos como cidadãos”, concluiu.
Também participaram da coletiva o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Neyvaldo Amorim, e comandantes de unidades da corporação; além do coordenador operacional do Programa Ronda no Bairro, tenente J. Edson, e policiais e agentes que atuam nas instituições envolvidas no reforço da segurança pública.
+Lidas