Embora os últimos dias tenham sido de chuva frequente na maior parte de Alagoas, o inverno só tem início oficialmente nesta quinta-feira (20). A estação, que é quase sempre sinônimo de transtornos e até tragédias, deve registrar chuvas acima da média no estado, conforme o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Vinícius Pinho.
LEIA TAMBÉM
O meteorologista Vinícius Pinho falou da previsão e também das características da estação em território alagoano. "Nosso inverno tem duas características distintas. Primeiro, a gente pode dividir ele em duas partes, sendo que na primeira parte do inverno há uma queda, um declínio gradual das temperaturas médias em todo o nosso estado. Nós estamos na primeira metade da quadra chuvosa, ainda dentro do período chuvoso com expectativas de chuvas acima da normalidade. Além disso, os ventos nessa primeira metade do inverno começam a soprar de Sul a Sudeste. Já na segunda metade do inverno, acaba o período chuvoso, o tempo fica bem mais seco, bem mais firme, há também um aumento gradual das temperaturas médias e os ventos começam a soprar mais de Leste, e no finalzinho um pouco mais de Nordeste, um vento mais quente", detalhou o meteorologista, em entrevista à TV Pajuçara/Record.
Conforme o meteorologista, o inverno de 2024 deve apresentar como diferencial chuvas melhores distribuídas. "A expectativa, de acordo com nossas previsões climáticas, é de que tenhamos essa primeira parte do inverno com chuvas acima da média histórica. Diferente dos anos anteriores, estamos percebendo chuvas acima da normalidade, mas melhor distribuídas que em 2022 e 2023, quando as pancadas eram muito intensas", frisou, acrescentando que o diferencial não dispensa alertas.
"Mesmo que essas chuvas sejam bem distribuídas, a gente não tem como descartar a ocorrência de um ou outro evento mais severo no nosso estado", complementou.
Marcado pela queda das temperaturas e noites mais longas, o inverno tem início às 17h50 e segue até 22 de setembro, quando tem início a primavera, conhecida como a estação das flores.
LEIA MAIS
+Lidas