Saúde

Veja como fazer exame de mamografia sem necessitar de agendamento em Maceió

TNH1 com Agência Alagoas | 01/10/24 - 11h23
Para realizar o exame de mamografia no Hospital da Mulher, basta apresentar a prescrição médica, documentos pessoais, comprovante de residência e o Cartão | Foto: Joyce Marques / Agência Alagoas

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, tendo como principal objetivo alertar mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, que acomete milhares de mulheres em todo país. Para auxiliar as alagoanas no cuidado e diagnóstico precoce, o Hospital da Mulher (HM), em Maceió, disponibiliza o exame de mamografia de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.

Contudo, é obrigatório que a usuária apresente um encaminhamento médico, uma vez que, no Sistema Único de Saúde (SUS), o exame de mamografia é assegurado para mulheres a partir de 50 anos de idade. Ao chegar à recepção do HM, basta apresentar o RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e a solicitação médica.

“É um exame simples, porém fundamental para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama. O Ministério da Saúde preconiza a idade de 50 anos, no entanto com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário em parentes de primeiro grau, iniciamos o rastreamento mais cedo, mas também mediante prescrição médica”, explicou a coordenadora do Serviço de Exames de Imagem, Maria Dilma.

A paciente Madalena Mendes esteve no HM para fazer, pela primeira vez, a mamografia. “Recebi a solicitação do exame no posto de saúde e vim até o Hospital da Mulher para realizar meu exame de mamografia. Não precisei marcar, cheguei aqui, recebi a ficha para o atendimento e fui acolhida pela equipe, que é muito atenciosa”, relatou.

Ela também reforçou a importância do exame para as mulheres. “A todas as alagoanas aconselho que venham realizar seu exame. É simples, é importante e quem já fez sabe que é tranquilo e que nos ajuda diagnosticar de forma precoce problemas em nossas mamas”, observou.