Veja cinco dicas para proteger nudes e evitar exposição na internet

Publicado em 12/09/2016, às 19h09

Por Redação

O número de casos de pessoas com imagens íntimas vazadas na internet, os famosos “nudes”, cresce a cada dia, no Brasil e em todas as regiões do mundo. Em solo nacional, o caso mais recente é o do ator e apresentador Paulo Zulu, que foi vítima tendo uma foto publicada em sua própria conta do Instagram. 

E nem sempre ser veloz para apagar as imagens vai assegurar que elas sumam de vez do domínio cibernético. Pelo número de usuários conectados simultaneamente e a velocidade de como as coisas se espalham entre as mais diversas redes sociais, sempre haverá alguém rápido o suficiente para salvar a foto e espalha-la.

Por isso, é sempre importante tomar uma série de precauções, caso você opte em ter fotos íntimas. Para evitar que os seus nudes caiam nas mãos erradas, a empresa de segurança digital PSafe elencou cinco dicas que podem ajudar a preservar sua privacidade.

Não compartilhe suas senhas

Sob o argumento de que se trata de um sinal de confiança mútua, muitos brasileiros compartilham suas senhas de redes sociais. Esse comportamento é arriscado e, no caso de rompimento no relacionamento, o acesso às mensagens privadas e fotos pode ser uma ameaça.

Crie senhas para seus apps

Outra medida importante para impedir que arquivos íntimos caiam nas mãos erradas é a criação de senhas para aplicativos. O PSafe Total Android, gratuito na Google Play, por exemplo, disponibiliza a ferramenta de Cofre, permitindo que usuários protejam galerias de fotos, Facebook, WhatsApp, Tinder, Grindr e outros apps.

Crie uma pasta separada da galeria de fotos

Ter fotos íntimas salvas no celular ou armazená-las em contas de e-mail pode facilitar o acesso por hackers que buscam por esse tipo de conteúdo para chantagear suas vítimas. Para evitar esse risco, a melhor opção é armazenar suas fotos usando pastas separadas e com utilização de senhas.

Não faça cópias

Quanto mais versões de uma imagem você tiver, mais medidas de precaução terá de tomar para evitar vazamentos. Além disso, também é importante não mandar imagens por e-mail, mensagem de texto e/ou por comunicadores instantâneos (Facebook, Hangout, Skype, Whatsapp etc.)

Não armazene na nuvem 

Em nenhuma hipótese, tenha esse tipo de arquivo na nuvem (Dropbox, Google Drive, Skydrive, iCloud etc.), pois esses dispositivos são alvos constantes dos hackers. Além disso, redobre a atenção para aplicativos que carregam automaticamente as fotos para a nuvem, com o Google Fotos.

Gostou? Compartilhe