Com a pandemia, os grandes centros urbanos em todo o mundo tiveram de se readaptar. Algumas destas cidades, por características próprias como resiliência, criatividade e sustentabilidade, se saíram melhor do que outras nesse turbulento período. É o que mostra a revista TimeOut na sua lista de melhores cidades em 2021.
LEIA TAMBÉM
A pesquisa foi realizada com 27 mil moradores de várias cidades e envolveram perguntas sobre comida, cultura, projetos comunitários, espaços verde e políticas voltadas ao meio ambiente. Confira, a seguir, as melhores cidades do mundo segundo a TimeOut, incluindo uma capital brasileira que ficou na 31ª colocação.
10. Tokyo, Japão - Considerada uma das cidades mais vibrantes do mundo, Tokyo é uma capital fantástica, completa e com atrações ilimitadas. A cidade é viva noite e dia, tem ótimos pontos turísticos, uma cultural incrível para ser desvendada, modernidade, excelente gastronomia (já foi considerada a cidade com mais restaurantes nos Guias Michelin). Na décima colocação do ranking da TimeOut, a cidade ainda é reconhecida por seus moradores pelo seu excelente transporte público e também por ser um local onde é possível estar sempre em contato com novidades, sejam elas tecnológicas ou culturais!
9. Porto, Portugal - O Porto é a capital do norte de Portugal e também vice-campeã em número de turistas, ficando atrás somente da capital Lisboa. E o que faz de Porto tão especial? Nevoeiros pela manhã, espetaculares finais de tarde à beira do Rio Douro, ladeiras e construções repletas de azulejos, um centro histórico incrível e uma gastronomia para lá de saborosa. Tem ainda praia, museus modernos, lojas de design e, claro, o vinho do Porto. Confira nosso post com dicas de roteiro no Porto e 53 dicas do que fazer no Porto.
8. Tel Aviv, Israel - Principal porta de entrada para Israel, Tel-Aviv surpreende os visitantes mais desavisados. A cidade, centro econômico do país e a segunda mais populosa, é extremamente moderna. Com população jovem, excelentes restaurantes voltados para a gastronomia de todo o mundo, casas noturnas que entram pela madrugada e uma inacreditável, e belíssima, orla de frente para o Mar Mediterrâneo, Tel-Aviv é ideal para quem deseja curtir o lado urbano de Israel.
7. Praga, República Tcheca - Praga impressiona desde o primeiro instante por reunir monumentos e construções de valor arquitetônico incomensurável, belas paisagens tendo o rio Vltava como pano de fundo, museus cheios de história, restaurantes que servem o melhor da gastronomia local e muito mais. No sétimo lugar entre as melhores cidades do mundo em 2021, segundo ranking da TimeOut, Praga é reconhecida entre seus moradores pela beleza e também pelo clima descontraído. Veja o nosso post com 35 dicas do que fazer em Praga.
6. Montreal, Canadá - Montreal é a segunda maior cidade do Canadá e ficou na sexta colocação ente as melhores cidades do mundo na lista da TimeOut. Localizada em uma ilha do Rio Saint Laurent, na província francesa de Quebec, a cidade mistura história e cultura e é como um pedacinho da Europa na América do Norte.5. Nova York, EUA - Reconhecida entre seus moradores por ser uma cidade vibrante e ideal para conhecer novas culturas, comidas, músicas e realidades, Nova York ficou na quinta posição do ranking da TimeOut. A Big Apple é uma cidade enorme, cheia de opções e com atrações novas a cada dia, que vão muito além da Estátua da Liberdade, Times Square, Broadway e o Central Park. Confira o nosso guia de Nova York e um post especial com 75 dicas para a sua viagem para Nova York.4. Copenhague, Dinamarca - A Dinamarca é considerada um dos lugares mais felizes do mundo – então faz sentido que 66% dos moradores de Copenhague entrevistados pela TimeOut tenham respondido que a cidade é “relax”. Qualidade de vida, sustentabilidade, ciclovias e uma excelente gastronomia também fazem parte da rotina de quem mora ou visita a capital da Dinamarca. Uma vez lá, vale conferir a troca de guarda no Palácio de Amalienborg, o edifício de tijolinhos do Castelo Rosenborg e a estátua da Pequena Sereia.
3. Manchester, Inglaterra - Um dos mais efervescentes centros culturais em todo o mundo, conhecida por ser berço de bandas como Joy Division, The Smiths e Oasis, Manchester foi reconhecida como a terceira melhor cidade do mundo na pesquisa da TimeOut. Seus moradores consideram a cidade “resiliente” e deram notas altíssimas para Manchester nos quesitos vida noturna, criatividade e espírito comunitário. Um passeio por Manchester incluem o Manchester Town Hall (foto abaixo), bibliotecas, igrejas, museus e, claro, os estádios de futebol da cidade.
2. Amsterdã, Holanda - Um simples passeio a pé pelas ruas de Amsterdã – ou uma pedalada, caso queira se juntar aos moradores locais, aficionados por bicicletas – e já é possível entender perfeitamente por que a capital dos Países Baixos é um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro – e porque levou o segundo lugar entre as melhores cidades do mundo na pesquisa da TimeOut. Rodeada por canais, pontes e ciclovias, repleta de construções antigas e paisagens de tirar o fôlego, a cidade também possui uma vida cultural intensa, com museus internacionalmente famosos e parques muito bem estruturados, que tornam o destino um dos mais verdes e sustentáveis do mundo!
1. San Francisco, EUA - Uma das principais cidades da Califórnia, San Francisco é capaz de arrebatar rapidamente o coração dos viajantes que passam por lá. E não à toa conquistou o primeiro lugar entre as melhores cidades do mundo em 2021 segundo pesquisa da TimeOut. De acordo com os entrevistados, além da beleza e do clima agradável o ano inteiro, permitindo muitas atividades ao ar livre, a cidade se destaca pelas ideias progressistas e sustentáveis. Pensando nos nossos leitores que pretendem ir à costa oeste dos Estados Unidos, preparamos um post com 35 dicas para quem vai visitar São Francisco pela primeira vez.
São Paulo ficou no 31ª lugar!
A lista completa da TimeOut reúne as 37 melhores cidades do mundo em 2021 e na 31ª posição está São Paulo, a única representante do Brasil na lista. De acordo com a publicação, a capital paulista está em constante estado de fluxo, sendo considerada a terceira mais dinâmica do mundo. A criatividade é outra características que fez com que São Paulo enfrentasse os difíceis últimos meses (mais de ano) de forma um pouco mais leve. A TimeOut chama atenção para os grafites espalhados pela cidade, as galerias de arte, movimentos ativistas que trabalham para tornar a cidade mais justa, como as Señoritas Courier e AppJusto, que lutam por melhores condições de trabalho para os entregadores.
A lista completa das 37 melhores cidades do mundo