Alguns dos nomes mais prestigiados das artes visuais alagoanas estão reunidos num trabalho inusitado. Suas obras não serão expostas num museu ou numa galeria de arte, mas sim a céu aberto, como parte de um grande corredor cultural criado pelo projeto Natal da Avenida da Paz – Edição 2019. Pela segunda vez enfeitando e presenteando a cidade, o evento conta com patrocínio do Magazine Luiza, através da Lei de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cidadania.
LEIA TAMBÉM
“O Natal brasileiro é feito de misturas: cada casa tem seus costumes, ritmos e tradições”, diz Fábio Costa, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza. “Essa diversidade foi a inspiração para valorizar a criatividade dos alagoanos. A marca foi ao coração de Alagoas celebrar com a comunidade”.
Entre as muitas atrações do evento, que acontece entre os dias 06 de dezembro e 05 de janeiro (e também traz na programação grupos musicais populares e clássicos, balé, corais e trio elétrico), estão 10 árvores artísticas com a assinatura de Daniel Baboo, Eduardo Bastos, Pedro Caetano, Lu Azul, Marçal Conde, Nem, Persivaldo Figuêiroa, Suel Cordeiro e Wado. As árvores serão inauguradas no dia 06 com uma programação especial: a partir das 17h30 o grupo de Saxofone da UFAL vai percorrer a Avenida da Paz até o Museu Théo Brandão, onde acontecerá a abertura oficial do projeto.
A décima árvore é uma criação coletiva, contando com um toque especial de cada um dos nove artistas envolvidos no projeto.
Segundo a arquiteta e curadora do projeto Mirna Porto, o objetivo é criar uma decoração de Natal que pudesse ser apreciada também pelo dia. “Em vez de ter uma árvore que só funciona à noite, que você passa pelo dia e não enxerga, eu resolvi que seria legal ter uma decoração que fizesse as pessoas sentirem o Natal durante todo o dia. Então os artistas trabalharam elementos de decoração dentro do imaginário do Natal, mas para funcionar também com a luz natural”, explica.
A construção das árvores mobilizou uma grande força tarefa que teve como base o Espaço Armazém, em Jaraguá. Durante cerca de três semanas os nove artistas colocaram a mão na massa para dar vida às suas obras, cada uma delas elaborada com materiais e técnicas distintas. Variando entre cinco e oito metros de altura, e um metro e setenta centímetros de largura, as árvores artísticas da Avenida da Paz prometem resignificar o Natal para a comunidade da região.
NOVIDADES E ATRAÇÕES
Ampliando o sucesso da edição 2018, o projeto Natal na Avenida da Paz – Edição 2019 envolve mais de 400 profissionais numa verdadeira maratona de atrações. O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) se transforma em grande palco para a festa natalina. O espaço, que teve sua pintura renovada com o apoio Cultural da Ibratin, vai receber uma exposição com o acervo pessoal do fotógrafo, cineasta e colecionador alagoano Celso Brandão.
Dentre os eventos programados, destaque para o trio elétrico natalino com Wilma Araújo, banda e as crianças do Coral Lar São Domingos, no dia 21 de dezembro, sábado anterior ao Natal. Os artistas saem da Vila dos Pescadores e chegam à Praça Marcílio Dias, onde serão recepcionados por Papai Noel e uma festa de folguedos populares.
SOBRE O MAGAZINE LUIZA
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com mais de mil lojas e 12 centros de distribuição, estrategicamente localizados em 17 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Piauí e Maranhão).
O Magazine Luiza tem em sua missão o compromisso com o desenvolvimento do País, nesse contexto, realiza investimentos sociais e culturais. A causa da democratização cultural passou a orientar recentemente esses investimentos pelo entendimento de que a experiência simbólica expressa na arte e na cultura é fundamental para a realização de todo ser humano. Assim, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a empresa busca contribuir para a ampliação e melhoria das opções, das experiências e do acesso da população, a criações artísticas, prioritariamente as brasileiras.
Veja a programação completa do Natal na Avenida da Paz - Edição 2019:
6 DE DEZEMBRO - ABERTURA
17h30 - Grupo de Saxofone da UFAL. Percurso: do Conjunto Vila dos Pescadores, Praia do Sobral, Avenida da Paz, Praça Marcílio Dias ao Museu Théo Brandão, no percurso das árvores decoradas.
20h – Museu Théo Brandão Recepção para convidados e abertura oficial do projeto com autoridades, patrocinador e apoiadores culturais. O museu estará aberto ao público.
13 DE DEZEMBRO - VOZES NO CORETO
18h - No Coreto da Av. da Paz, com o Balé Folclórico de Alagoas - Grupo Transart, Coretfal, Coro Rugas de Ouro, Coro Prisma
19 DE DEZEMBRO
19h - No Museu Théo Brandão, com Camerata Acadêmica da ETA – Recital Folguedos em Corda.
Museu aberto ao público com a exposição do acervo de arte popular de Celso Brandão.
21 DE DEZEMBRO
17h - Trio Elétrico Natalino com Wilma Araújo e banda, crianças do Coral Lar São Domingos, indo da Vila dos Pescadores até a praça Marcílio Dias.
19h30 - Recepção do Papai Noel na Praça Marcílio Dias, com folguedos populares.
05 DE JANEIRO - FESTA DE REIS
18h30, no Museu Théo Brandão, com espetáculo musical Estrela de Belém
Direção: David Farias / Elenco: Além da presença de Papai Noel, estão em cena Coral das Crianças do Lar São Domingos, Orquestra Pequenos Músicos de Jaraguá, Residência Artística da ETA, Roberta Aureliano, Pedro Henrique
20h - Projeção mapeada (vídeo mapping) do Estúdio Núcleo Zero e recital da Camerata Ero Dictus
20h40 - Encerramento do Projeto Natal na Avenida da Paz - Edição 2019 com show da Banda Cazuadinha
SERVIÇO:
O quê: Natal na Avenida da Paz - Edição 2019
Onde e quando: Entre os dias 06 de dezembro e 05 de janeiro, em vários pontos da Avenida da Paz (Jaraguá/Centro)
Programação gratuita
Mais informações: 82 - 99904 7770
QUEM SÃO OS ARTISTAS PLÁSTICOS QUE CRIAM AS ÁRVORES NATALINAS
DANIEL ARLINDO, O BABOO - Daniel Arlindo, conhecido por Baboo, é maceioense. Cresceu numa ourivesaria, conhecendo ali ferramentas e materiais e desenvolvendo seu conceito a partir de mestres joalheiros e relojoeiros.
EDUARDO BASTOS - Artista, desenhista e ilustrador. Nasceu em Maceió, pintando e desenhando desde cedo. É formado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Sua paixão é a aquarela, mas experimenta outras técnicas como pastéis secos e oleosos, o carvão e nanquim.
PEDRO CAETANO - Natural de Fortaleza, no Ceará, e radicado em Alagoas, o jovem artista Pedro Caetano alia seu olhar para reinterpretar a partir de seus desenhos. É arquiteto de formação, tendo estudado, também, na Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo.
LU AZUL- Maria de Lourdes dos Santos, a Lu Azul, nasceu em Coruripe, Alagoas. Fez sua primeira exposição em 1969, em Maceió. Realizou diversas mostras nos Estados Unidos. Em 2020, celebra 50 anos de atividade artística com exposição no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Autodidata, pinta em tecido.
MARÇAL CONDE - Artista plástico nascido em Maceió, dedicado ao desenho e ao grafitti, também é designer gráfico e jornalista. Formado em Comunicação Social, na UFAL (1996), fez pós-graduação em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM SP (1999).
NEN - Adeildo Gomes dos Santos, o Nen, é natural de Maceió. É marceneiro desde os 7 anos de idade. Na Ilha do Ferro, travou contato com mestres artesãos e hoje cria mobiliário autoral feito de toras de madeira de lei que frequentemente surgem na costa na Barra de Santo. Antônio, onde mora.
PERSIVALDO FIGUÊIROA - Pernambucano de Vertentes, reside em Maceió desde 1983. Sua pintura retrata um nordeste feliz, de cores alegres, com seu folclore em leitura contemporânea. Cria esculturas com a técnica de papietagem, em grandes dimensões.
SUEL CORDEIRO - Artista alagoano nascido em Palmeira dos Índios e radicado em Maceió, com mais de vinte anos de carreira. Faz pintura figurativa em telas, relacionadas ao universo da arte urbana, com influência da estética dos quadrinhos, toy art e a pintura abstrata contemporânea.
WADO - Jornalista, ilustrador e compositor, com dez discos lançados em 18 anos de carreira e passagem por palcos brasileiros e internacionais, é catarinense radicado em Alagoas.
LEIA MAIS
+Lidas