Devido às fortes chuvas registradas em Marechal Deodoro, a unidade de reservação da Captação Volta D’Água apresentou um vazamento na manhã desta quinta-feira (26). A ocorrência foi registrada por operadores plantonistas da BRK, responsável pela operação do sistema produtor, e uma equipe foi mobilizada para iniciar os reparos necessários no local.
LEIA TAMBÉM
O vazamento foi identificado em uma estrutura de contenção no fundo da unidade e provocou a redução do nível de água represada para o tratamento. A captação, que realiza a coleta da água bruta no manancial, seguirá paralisada até a conclusão dos reparos, ainda sem previsão.
Junto às Captações Broma e Bica da Pedra, a Captação Volta D’Água contribui para o abastecimento de Barra Nova, Massagueira, Santa Rita e demais regiões localizadas fora do eixo central do município. Desde essa quarta-feira (25), as três unidades produtoras estão paralisadas devido ao aumento da turbidez da água bruta e de partículas sólidas no manancial, que dificultam os processos de tratamento.
Durante a retomada das Captações Broma e Bica da Pedra, que se dará a partir da melhora das condições da água bruta dos mananciais, o fornecimento de água das regiões abastecidas pelas três captações pode apresentar instabilidade ou baixa vazão nas tubulações. Até que a situação seja normalizada, a BRK continuará com o envio de caminhões-pipa para atender a população, tendo como prioridade as unidades de serviços essenciais.
LEIA MAIS
+Lidas