Quanto custa a realização de um sonho? Para muitos, a resposta pode ter infinitas possibilidades. Mas, para a alagoana Verena Meirelles, só há uma: R$ 12 mil. É a quantia necessária para a estudante da Universidade Federal de Alagoas cobrir os custos necessários para viajar para Dubai, nos Emirados Árabes, e poder representar o estado e o Nordeste na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28).
LEIA TAMBÉM
A COP é um evento anual promovido pela Organização das Nações Unidas, onde reúne representantes das mais diversas nações ao redor do mundo, incluindo diplomatas, governantes e membros da sociedade civil, para discutir iniciativas para conter os impactos das mudanças climáticas. Este ano acontece a 28ª edição da Conferência, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro.
Ativista desde criança - A preocupação da jovem quanto ao meio ambiente não é de hoje. Mais nova, a jovem nordestina criou paixão com os cursos d'água e isso fez com que ela criasse um comprometimento com os recursos hídricos e as gerações futuras. Foi isso que a levou a cursar Engenharia Ambiental e Sanitária na Ufal.
“Desde cedo, eu gostava muito de tudo o que fosse corpo d'água - seja rio, águas dos mares, enfim. Foi daí que veio a escolha da graduação. Eu sabia que queria fazer Engenharia, mas a certeza veio quando descobri essa área de gestão de recursos hídricos. Eu me encontrei”, disse ao TNH1.
Movimento juvenil e reconhecimento da ONU - Na Universidade, ela teve um contato maior com seu hobby e hoje tem um papel ativo no movimento Águas Resilientes, que é uma iniciativa socioambiental criada e liderada por jovens. O projeto foi iniciado por estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Verena entrou e auxiliou na confecção da Declaração sobre Água e Clima.
O documento trata sobre os impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos, principalmente em relação a comunidades em situação de vulnerabilidade. A declaração foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas, e garantiu a Verena e um estudante da UFFRN o credenciamento a COP28.
“É um movimento que tem, sobretudo, a questão social. As pessoas estão realmente sofrendo com os impactos ambientais, principalmente com a seca. Até hoje, pessoas andam quilômetros com baldes na cabeça.”
Vaquinha on-line - Para ajudar a jovem alagoana a realizar o sonho e a representar o estado e o Nordeste no maior evento mundial que discute os impactos ambientais, você pode ajudar doando ou compartilhando o link da vaquinha on-line.
LINK DA VAQUINHA: https://www.vakinha.com.br/4223690
CHAVE PIX DA VAQUINHA: [email protected]
*Estagiário sob supervisão
+Lidas