Valorização feminina é tema de encontro em Maceió

Publicado em 29/08/2018, às 08h46
Imagem Valorização feminina é tema de encontro em Maceió

Por Assessoria

No mundo empresarial, sabe-se que mulheres são vítimas de machismo, assédio moral, sexual e disparidade salarial, ocasionados pela discriminação por gênero. Em alguns casos, isso leva a desmotivação, a baixa autoestima, depressão e outros fatores que influenciam diretamente no desempenho e no psicológico das mesmas.

De acordo com dados do 12º anuário produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2018, foram registrados somente em 2017 cerca de 1.133 feminicídios, 221.238 casos da aplicação da Lei Maria da Penha, 60.018 casos de estupro, sendo 8,4% a mais do que 2016.

No estado de Alagoas, recordista em criminalidade, no mesmo período foram registrados 2.156 casos de violência doméstica e 31 vítimas de feminicídio.

A boa notícia é que com o aumento do acesso à informação por parte desse público, crescem a cada dia os espaços que buscam debater a temática, fortalecer a classe e reduzir a desigualdade diante desse cenário preocupante. “A nossa empresa, a exemplo de algumas outras, é totalmente focada no universo feminino. Desde o nome Arca, que simboliza o seio materno, até o escritório, tudo é voltado para nós”, afirma Laís Casado, sócia da empresa, administradora e especialista em marketing digital. “Quando pensamos na concepção, queríamos (eu e minha sócia) mais do que montar uma agência de comunicação, mas um local de acolhimento onde as parceiras podem se sentir à vontade para conversar e fugir um pouquinho da rotina”, completa.

Alguns termos, inclusive, vêm se firmando no vocabulário feminino como representação de apoio mútuo entre a classe, a exemplo da “sororidade”, que seria o encorajamento, a valorização e troca de confiança, vez que a imagem feminina por vezes ainda insiste em ser vista como sexo frágil e por tantos objetificada. Às vezes o preconceito e os julgamentos ocorrem entre as próprias, é a isso que a sororidade visa pôr fim.

“Sentimos a pressão pela perfeição de todos os lados, a sociedade cobra um acúmulo de funções e a gente, enquanto críticas de nós mesmos, se obriga a ser perfeita em tudo mesmo que inconscientemente. Não nos permitimos errar e chegamos às vezes até a nos recriminar quando pensamos em tirar um tempo só nosso, tempo que podia ser dedicado aos filhos, ao trabalho”, afirma Meline Lopes, sócia da Arca, comunicadora e especialista em marketing digital. “A gente precisa entender o nosso limite, aprender a delegar e parar de se culpar por isso”, completa.

Atividades que estimulam a troca de experiências, unificam a classe e reduzem a sensação de impotência são cada vez mais reforçadas entre as mulheres, Maceió recebe um desses encontros dia 1 de setembro. O Arca Meeting terá atividades voltadas à autoestima, beleza, descobertas e, claro, lazer. “O objetivo é fazer com que as mulheres tenham um dia só para elas e percebam o quanto isso é importante e duradouro, o resultado é sentido por todos que estão a sua volta”, afirma Meline.

Durante o evento também terá uma sala de relaxamento com massagem grátis. Quem desejar pode levar roupas em bom estado para vender no bazar montado no local, é uma oportunidade de tirar as peças que só ocupam espaço no guarda-roupa e ainda faturar uma grana. Fora isso, mulheres que desejarem podem levar seus animais de estimação, o espaço é pet friendly. Quem quiser fazer negócios com os seus produtos pode expor as peças no local por um preço bem acessível, basta entrar em contato com a empresa.

Confira a programação completa:

9h - Oficina de vídeos para stories com Meline Lopes;

10h - Workshop de estilo com Jack Araújo;

11h - Oficina de automaquiagem (traga make);

13h30 - Palestra “Emagrecemente” com Tainan Monte;

14h30 - Workshop: descomplicando vinho com Maria Barreiros;

15h50 - Palestra “Administre seu tempo e governe sua vida” com Carol

Carnaúba;

16h40 - Fit Dance aqua.

Informações:

Data: 1 de setembro

Hora: 9h

Encerramento: 18h

Local: Casa das Palmeiras - Travessa Godofredo Ferro, nº 53.

Telefone: 82 98135-6941

Gostou? Compartilhe