Vacinação contra a gripe segue neste fim de semana; confira postos

Publicado em 19/05/2017, às 17h55

Por Redação

Com o objetivo de atingir 90% do público-alvo definido para a imunização contra o vírus da Influenza (gripe), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Imunizações, reforça que neste sábado (20) e domingo (21) estará com sua equipe volante mobilizada para vacinar o público-alvo da campanha.

Durante este fim de semana serão abertos os postos de vacinação do Shopping Pátio (Benedito Bentes), Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping (Cruz das Almas) e do Supermercado Extra (Gruta de Lourdes). No sábado, estes postos funcionam das 10h às 21h e no domingo de 14h às 20h.

Além disso, no sábado, das 8h às 17h, 21 equipes realizam busca ativa nas áreas de difícil acesso, casa a casa, das pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram e uma equipe volante estará realizando a vacinação de acamados no domicílio.

Segundo a gerente de imunizações do município, Eunice Raquel Amorim, a campanha vai até o dia 26 de maio e até o momento Maceió está com cobertura de 41.22%. “Esse percentual corresponde a 79.436 de pessoas vacinadas, de uma população de 192.731 e com uma meta de 90% a ser alcançada. Então é preciso que a população entenda que a imunização é importante e procure os locais para se vacinar, pois o vírus está em circulação e o organismo necessita desse reforço anual”, afirmou.

Público-alvo

O público-alvo preconizado pela campanha compreende crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas.

Gripe

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país.

O Brasil é um dos poucos países a oferecer, desde 1999, a vacina gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a imunização anual pode evitar de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza. O MS recomenda ainda que, em qualquer suspeita, o paciente procure imediatamente orientação médica.

Gostou? Compartilhe