Os leitos de UTI e UCI Neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica, no bairro do Poço, em Maceió, estão lotados nesta terça-feira (9).
LEIA TAMBÉM
A situação deixou em alerta a direção da unidade de saúde, pela possibilidade de haver novas internações de bebês nesses dois setores.
De acordo com a direção da Santa Mônica, há 26 leitos para os recém-nascidos, sendo 11 na UCI e 15 na UTI, todos ocupados. Além disso, há pacientes internadas no setor de pré-parto.
A maternidade é referência para o atendimento a gestantes de alto risco. Para evitar a superlotação vivenciada meses atrás, desde dezembro do ano passado, quando reabriu após passar por reforma, só atende mulheres encaminhadas pelo Complexo Regulador Assistencial (Cora).
Mas, com a ocupação alta, a orientação da direção foi reforçada para que as gestantes que precisarem de atendimento procurem o Cora ou outras maternidades que são destinadas ao atendimento de baixo risco, como a Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora de Fátima, Hospital Santo Antônio e Hospital do Açúcar.
O encaminhamento à Santa Mônica ou ao Hospital Universitário só será realizado após avaliação médica e encaminhamento por meio do Cora.
Reforma
A maternidade Santa Mônica passou por reforma durante mais de um ano e foi reaberta em dezembro passado. O número de leitos foi ampliado, mas ainda há carência de servidores.
LEIA MAIS
+Lidas