Nesse período de pandemia por causa do coranavírus, as mais de 133 mil famílias maceioenses inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais podem utilizar a internet para consultar as informações cadastrais. Os usuários podem acessar o site Consulta Cidadão ou o aplicativo Meu CadÚnico e não precisam se deslocar para uma das unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em Maceió para ter acesso ao cadastro.
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No Consulta Cidadão é possível acessar individualmente informações como faixa de renda, composição familiar, data de cadastramento e Número de Identificação Social (NIS) dos integrantes da família. Ao final da consulta, os usuários poderão salvar e imprimir as informações, que servirão como comprovante de inscrição. O documento é exigido para ingresso em determinados programas sociais ofertados por estados e municípios.
As mesmas informações também podem ser obtidas pelo celular, através do aplicativo Meu CadÚnico, uma versão mobile do site Consulta Cidadão. Para fazer a consulta, o beneficiário precisa inserir o nome completo, data de nascimento e nome da mãe, além do estado e município de origem.
Além da opção de consulta, as duas ferramentas trazem informações sobre os programas sociais do Cadastro Único, como Bolsa Família, Tarifa Social, Identidade Jovem, entre outros, e localiza os equipamentos sociais mais próximos. No aplicativo Meu CadÚnico ainda é disponibilizada a localização dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) mais próximos de onde o usuário está.
Outra facilidade do aplicativo – desenvolvido pelo Ministério da Cidadania – é a validação do comprovante de cadastramento a partir do leitor de QRCode, código que pode ser escaneado pela câmera do celular. Por meio do código ou de uma chave de segurança, o cidadão poderá compartilhar o comprovante, caso algum programa social deseje verificar a autenticidade da informação, como concursos públicos ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Semas orienta que para ter acesso ao aplicativo Meu CadÚnico, basta baixar gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e IOs. Já o Consulta Cidadão pode ser acessado clicando aqui.
Atendimento presencial
A Sede do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, localizada no bairro do Poço e na Serraria estão funcionando em horário especial, das 7h às 13h, com atendimento por agendamento, através do 3312-5924 .
O cidadão que precisar de orientações poderá entrar contato através dos canais de comunicação da Semas através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e da sede do Cadúnico, antes de se dirigir às unidades, pois o atendimento presencial será exclusivo para demandas específicas que se enquadrem em situação de urgência. E para que esse atendimento aconteça deverá ser previamente agendado.
Para evitar aglomeração, nas unidades como forma de prevenção contra a Covid-19 , as atualizações cadastrais só serão realizadas em casos especiais, tais como: pessoas em situação de extrema pobreza que não estão inscritos no Cadastro Único; situações do Benefício de Prestação Continuada; Tarifa Social de Energia Elétrica; óbito ou indicativo de óbito que impossibilite o acesso aos programas sociais, serviços e benefícios; e outras demandas advindas do atendimento técnico realizado previamente nos Cras.
As regiões de Maceió que não possuem cobertura de Cras poderão entrar em contato com a Sede do Cadastro Único ou com o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) para fazer o agendamento presencial.
Contatos para atendimento
– Cras Bebedouro
E-mail: [email protected] Whatsapp Institucional: 98752 2224 /Celular Institucional: 98752 2224
– Cras Fernão Velho
E-mail: [email protected] Whatsapp Institucional: 98752 2243 /Celular Institucional: 98752 2243
– Cras Clima Bom
E-mail: [email protected]
– Cras Santos Dumont
E-mail: [email protected] Whatsapp Institucional: 98752 2250/ Celular Institucional: 98752 2250
– Cras Rio Novo
E-mail: [email protected] Whatsapp Institucional: – 3312 5956
– Cras Denisson Menezes
E-mail: [email protected] Whatsapp Institucional: 98752 2240 /Celular Institucional: 98752 2240
– Cras Selma Bandeira
E-mail: [email protected] Whatsapp Institucional: 3312 5958
– Cras Cidade Sorriso
E-mail: [email protected] Whatsapp Institucional: 98752 2233 Celular Institucional: 98752 2233
– Cras Sônia Sampaio
E-mail: [email protected] Celular Institucional: 98752 2252
– Cras Terezinha Normande
E-mail: [email protected] Whatsapp Institucional: 8752 2235 Celular Institucional: 98752 2235
– Cras Área Lagunar
E-mail: [email protected] Whatsapp 3312 5945
– Cras Dom Adelmo
E-mail: [email protected] WhatsApp 98752 2242 celular institucional 98752-2242. A população também pode entrar em contato pelo Facebook Cras Dom Adelmo.
– Cras Cacilda Sampaio
E-mail [email protected] whatsapp 3312-5949 telefone 98752-2247
– Cras Pitanguinha
E-mail [email protected] whatsappp 3312-5955 telefone 98752-2231
– Cras Bela Vista
E-mail [email protected] whatsapp 3312 5947
– Cras Bom Parto
E-mail [email protected] whatsapp 3312-5948
– Cadastro Único: 3312-5924
– Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) – 3312-5926