Contextualizando

Uso da energia solar no Brasil alcança números expressivos e se consolida como alternativa viável no pais

Em 11 de Março de 2024 às 09:16

O uso da energia solar é uma alternativa que vem avançando de forma gradual no Brasil, apesar da resistência de alguns setores.

O país atingiu agora a marca histórica de 40 gigawatts (GW) de potência instalada operacional da fonte solar fotovoltaica, incluindo grandes usinas solares e sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, de acordo com a Associação Brasileira de Energia fotovoltaica

Os resultados têm contrariado aqueles que continuam a resistir a esses avanços, inclusive no Congresso Nacional, como explica o economista alagoano Daniel Lima Costa, presidente da Associação Nordestina de Energia Solar e coordenador da startup Projeto Nidus:

“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza”, compôs Jorge Ben Jor como que profetizasse os benefícios que a energia do Sol traria para o país.

Este mês de março de 2024, foi ultrapassada a marca de 40 GW (gigawatts) de potência instalada por fonte solar no país. Um pouco mais de 18 mil usinas solares centralizadas que somam 12.6 GW, e aproximadamente 2,5 milhões de micro e pequenas usinas solares por fonte distribuída que totalizam 27.7 GW.

Para se ter o impacto desses números na Matriz Elétrica Brasileira (MEB) com a Geração Distribuída (GD), a fonte solar passou a representar 17,7% da potência instalada, ficando em 2º lugar entre as fontes renováveis e, em 3º lugar quando é considerado a geração térmica.

O crescimento da fonte solar no Brasil ‘foi um gol de anjo, um verdadeiro gol de placa, que a galera agradecida assim cantava’, continuo me referindo ao profeta Bem Jor quando acertou precisamente os benefícios da geração solar para o país, eis alguns:

– fonte de geração de energia limpa que evitou cerca de 50 milhões de toneladas de emissão de CO2;

– aproximadamente R$ 190 bilhões de investimentos utilizados na construção de mais de 2,5 milhões de usinas solares espalhadas por todo o país;

– criação de mais de 1,2 milhões de empregos na cadeia produtiva solar no país, com grande participação de mulheres;

– foi superada a marca de R$ 50 bilhões em arrecadação de tributos.

“Foi a mais linda história de amor que até hoje já ouvi contar”.

Só sei que foi assim!!!”

Gostou? Compartilhe