Exemplo de gestão empresarial e referência em práticas socioambientais, a Usina Coruripe foi destaque em importantes premiações nacionais neste mês. Na semana passada, a companhia foi premiada como “Usina do Ano” em três categorias do Mastercana 2022, que teve solenidade realizada em São Paulo (SP). O prêmio, promovido pelo Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria Gerhai), em parceria com a ProCana Brasil, tem o objetivo de incentivar e reconhecer práticas de gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental das empresas sucroenergéticas do Brasil.
Na categoria Administração e Finanças, a Coruripe foi premiada na vertente “Performance”, pelo resultado recorde nas quatro unidades produtivas. As demonstrações financeiras da safra de cana-de-açúcar 2021/2022, auditadas pela PwC Brasil, destacaram que o lucro líquido total foi de R$ 417 milhões, 23% superior ao registrado na safra anterior. As ações de sustentabilidade da Usina Coruripe e o alinhamento da pauta ESG como estratégia de negócio levaram a empresa a se destacar na vertente “Gestão” da categoria “Responsabilidade Ambiental".
Na categoria “Comercial e Logística”, vertente “Tecnologia e Inovação”, a condecoração da empresa foi motivada pela construção de um terminal rodoferroviário na cidade de Iturama (MG). A estrutura tem capacidade para movimentar 5 milhões de toneladas de açúcar de exportação (VHP) por ano e representa um marco estratégico para a logística da região do Triângulo Mineiro. A nova unidade opera dentro de uma das unidades da Coruripe (Km 15 da Rodovia BR-497, s/n, Zona Rural de Iturama), onde carrega, via transporte ferroviário, em parceria com a Rumo, tanto o açúcar VHP próprio quanto o de terceiros.
A Coruripe também foi apontada como uma das melhores empresas do agronegócio brasileiro pelo anuário Época Negócios 360, elaborado em parceria com a Fundação Dom Cabral. Dos seis quesitos analisados no levantamento, a empresa ficou em segundo lugar em “Visão de futuro” e “Pessoas”, além de figurar em terceiro no tópico “Sustentabilidade”. Também foram avaliados desempenho financeiro, inovação e governança corporativa. A companhia foi destacada como a sexta melhor empresa do Nordeste, considerando todos os setores da economia, e a oitava do agronegócio nacional.
O presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto, ressalta que, nos últimos anos, a companhia aperfeiçoou a estrutura de financiamento, privilegiando os mercados de capitais e reduzindo a exposição ao dólar americano. “Também realizamos, com sucesso, uma emissão de bônus no exterior, marcando finalmente a volta das empresas sucroenergéticas a esse importante segmento do mercado financeiro”, afirma.
Sobre os reconhecimentos recebidos neste mês, Lorencatto avalia que "são resultado de um trabalho contínuo e pautado em uma estratégia de negócio que investe em inovação, sustentabilidade e nos colaboradores”. “É isso que nos permite alcançar excelentes resultados operacionais, além de contribuir para o desenvolvimento socioambiental e econômico das cidades em que atuamos. Seguimos honrados por receber mais esses prêmios e confiantes de que estamos no caminho certo.”
+Lidas