Pela primeira vez desde a implantação do voto eletrônico, o eleitor terá um tempo a mais para conferir se digitou corretamente o número do seu candidato antes da liberação do botão “confirma”. A mudança foi motivada para evitar que o eleitor registre seu voto de maneira equivocada, ao apertar a tecla sem querer. A Justiça Eleitoral já disponibilizou um simulador de votação com o tempo extra no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
LEIA TAMBÉM
Nas eleições de outubro, o eleitor deverá votar em cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Segundo o TSE, a cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve (som curto). Após a escolha dos cinco candidatos, sendo o último o candidato a presidente, a urna emitirá o som mais longo (som longo).
“Os mesários já foram treinados para orientar os eleitores a respeito disso. Se trata apenas de um mecanismo de segurança para que as pessoas possam ver por mais tempo a foto do candidato em que estão votando. Para o voto em legenda — isto é, no partido, não em um candidato específico — será necessário apertar "confirma" duas vezes”, esclarece o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Henrique Méro.