Urnas confirmaram números do Instituto Paraná divulgados pelo PSCom/TV Pajuçara

Publicado em 31/10/2016, às 12h35

Por Redação

O resultado da eleição no segundo turno em Maceió, nesse domingo, 30, confirmou as tendências apontadas pelos levantamentos do Instituto Paraná Pesquisas encomendados e divulgados pelo Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom). Vejamos: 

Nas urnas, o prefeito reeleito Rui Palmeira (PSDB) obteve 60,27% dos votos válidos. Os levantamentos do Instituto Paraná registravam 65,4% e 65,2% das intenções de voto nas pesquisas divulgadas nos dias 11 e 27 de outubro, respectivamente. Números que encostam no resultado das urnas considerando a margem de erro de 3,5%. 

As pesquisas também acertaram na tendência dos números para o candidato Cícero Almeida. Nos levantamentos do Paraná Pesquisas, o candidato do PMDB aparecia com 34,6% e 34,8% das intenções de votos válidos nos dois levantamentos divulgados em outubro (dias 11 e 27). Percentual que, somado à margem de erro (3,5%) encosta nos 39,73% dos votos válidos.

"PESQUISAS MEDEM TENDÊNCIAS" DIZ PRESIDENTE DO PARANÁ PESQUISAS

Em entrevista ao portal TNH1, o diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, fez uma avaliação dos números das urnas e das pesquisas de intenção de voto feitas pelo Instituto em Maceió. 

"Temos que deixar claro que pesquisa mede tendência. E as tendências foram muito bem captadas em Maceió"

Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas


Para ele, os acertos nos prognósticos nas eleições 2016 em Maceió e em todos os estados onde o Instituto atuou, projetou o nome do Paraná Pesquisas definitivamente em nível nacional.

"Temos que deixar claro que pesquisa mede tendência. E as tendências foram muito bem captadas em Maceió, onde tivemos um resultado excelente, muito próximo da votação. Medimos tendências. Se o candidato está ganhando, se está perdendo. Porém, se vai ter 52%, 59% ou 63%, isso tem a margem de erro", afirmou.

"PESQUISAS MOSTRAVAM CLARAMENTE VITÓRIA DE RUI"

O presidente do Paraná Pesquisas destaca que os levantamentos realizados em Maceió espelharam um cenário semelhante ao confirmado nas urnas desde o primeiro turno. 

"Em Maceió, em nenhum momento o candidato Cicero Almeida teve alguma chance de ganhar a eleição. Sempre esteve atrás. Tanto no primeiro quanto no segundo turno. Todas as pesquisas mostravam claramente a vitória do candidato Rui Palmeira. Não houve momentos de tensão, a eleição em Maceió foi folgada do inicio ao fim", ressaltou. 

"Nacionalmente, em todos os estados que atuamos os números bateram. Tivemos resultados maravilhosos. Essa eleição credenciou o nosso nome nacionalmente, ganhamos espaço", acrescentou.

RESPEITO AOS INSTITUTOS DE PESQUISAS

Diante de tantos acertos, Murilo Hidalgo pede "respeito" aos institutos de pesquisas.

"Nacionalmente todos os números bateram. Foi um ano de resultados maravilhosos. Quanto aos questionamentos sobre pesquisas, ao mesmo tempo em que todos os candidatos merecem respeito, os institutos de pesquisas também", disparou.

"Tivemos uma pareceria muito importante com a Record Nacional e com o PSCom, num trabalho muito bem feito e com ótimos resultados", comemorou.

Gostou? Compartilhe