UPA Benedito Bentes conquista selos ONA 3 e GPTW, em 2024

Publicado em 22/01/2025, às 10h15
Em 2024, a UPA Benedito Bentes realizou 109.865 atendimentos - Foto: Divulgação
Em 2024, a UPA Benedito Bentes realizou 109.865 atendimentos - Foto: Divulgação

Por Assessoria

“Continuem assim! Vocês sabem como atender bem as pessoas, a experiência foi muito boa e o atendimento foi ótimo”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Benedito Bentes, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), através do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Em 2024, a UPA Benedito Bentes realizou 109.865 atendimentos em Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Odontologia, Serviço Social, Telemedicina, Enfermagem e Biomedicina, e realizou 106.619 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), entre exames laboratoriais, de raio-x e eletrocardiogramas.

O resultado representa um aumento de quase 10% no número de atendimentos em relação ao ano de 2023, que encerrou com 100.009 atendimentos realizados. E também é maior que o total de SADT no mesmo período, com 105.955 exames realizados.

“O ano de 2024 foi surpreendente”, afirma Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes. “Tivemos muitas realizações, tanto em melhorias estruturais e sistêmicas quanto em reconhecimentos. E para 2025, nosso objetivo é continuar inovando e garantir a manutenção das certificações através dos nossos indicadores sustentáveis, além de fortalecer a cultura organizacional da unidade, promovendo um atendimento humanizado, seguro e de qualidade”, acrescenta.

As UPAs Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra são geridas pelo ISAC em Maceió e, juntas, as três unidades somaram mais de 530 mil procedimentos realizados, em 2024.

GPTW e ONA 3

Sem dúvidas, a conquista das certificações da consultoria global Great Place To Work (GPTW), em julho, e da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em outubro, marcaram o ano de 2024.

Ambos os reconhecimentos são o resultado do planejamento estratégico e dedicação da equipe, do compromisso com os usuários e colaboradores, e a certeza de um atendimento íntegro, digno, seguro, transparente, humano e de qualidade para a população.

Reconhecido internacionalmente pela metodologia Trust Index, a obtenção do selo GPTW envolve uma pesquisa anônima e sigilosa, avaliando diversos aspectos da cultura organizacional e levando em consideração a opinião da figura mais importante: o colaborador.

Esta é a segunda vez que o pronto atendimento consegue o selo. E em 2024, de acordo com 84% dos colaboradores, a UPA Benedito Bentes foi considerada uma das melhores do Brasil para trabalhar na área da Saúde.

Já a avaliação da ONA consiste em uma pesquisa detalhada, buscando evidências de que a instituição está em conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação, e sua validade varia de acordo com o nível de acreditação.

Ao todo são três níveis, onde o terceiro significa alcançar os mais elevados índices de gestão organizacional (80% ou mais), qualidade e segurança na assistência prestada (90% ou mais), ciclos de melhorias e maturidade institucional (80% ou mais), entre outros critérios.

E agora, após ter conseguido as certificações Nível 1 - Acredito e Nível 2 - Acreditado Pleno, nos anos anteriores, a UPA Benedito Bentes conquistou a certificação Nível 3 - Acreditado com Excelência e se posiciona entre as melhores instituições do país.

Por fim, pelo quarto ano consecutivo, manteve a certificação em Controle de Qualidade do laboratório pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), garantindo a confiabilidade e precisão dos resultados dos exames.

Melhorias e investimentos

Durante o ano, foram realizados 109 treinamentos e registradas 1.835 presenças, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, aprimoramento e atualização das habilidades técnicas, e alinhamento dos princípios e valores da instituição.

Entre os principais temas abordados estão a atualização dos protocolos da assistência, treinamentos comportamentais, integração profissional, Suporte Básico à Vida (SBV), Implantação do time de resposta rápida (TRR), manuseio ao Ventilador de Transporte para intercorrências externas e o descarte de medicamentos controlados pela Portaria nº 344/98.

Em melhorias estruturais, destaque para a reforma dos banheiros, revitalização de móveis e equipamentos, pintura interna da recepção e externa da unidade, plotagem em todos os setores, reativação da Brinquedoteca, fornecimento de alimentação aos pacientes internos, entre outros.

Já em aquisições e implementações, ênfase para os novos enxovais dos pacientes, novos fardamentos, substituição dos aparelhos de ar-condicionado, armários, equipamentos de laboratório, parque tecnológico e ativação da sala de medicação rápida e do consultório de Telemedicina.

Sobre a UPA Benedito Bentes

A UPA Benedito Bentes é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 19 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Gostou? Compartilhe