Imagem Umbu + Ouricuri rendem receitas maravilhosas
Nide Lins

Umbu + Ouricuri rendem receitas maravilhosas

Em 1 de Abril de 2025 às 07:18

Por nide Lins

Os colares de coquinho de ouricuri são comuns nas feiras do interior de Alagoas. Eu mesma comprei um na feira de Pão de Açúcar, e claro, não durou muito — afinal, o adorno é comestível e integra uma das melhores lembranças da minha infância. Mas, na cidade de Senador Rui Palmeira, esse coquinho vira leite para dar “sustança” à umbuzada, uma tradição sertaneja preparada pelas mulheres da Associação Cactus (@cactus.docurasdosertao). Aliás, o umbu, considerado um fruto sagrado do Sertão, tem aproveitamento de 100% e se transforma em geleias, doces, compotas doces e salgadas.

Coco de ouricuri  será comercilizado no dia 29 no Senac

Gostou dessa história? Então fica ligado! No dia 29 de abril, das 16h às 20h, no Senac Poço, a Associação Cactus será uma das estrelas do evento “Alagostoso: Sabores do Extrativismo de Alagoas”. Segundo Flávia Moura, professora de botânica da UFAL e idealizadora do projeto, o evento promoverá o encontro do campo com chefs, donos de restaurantes e empreendedores da gastronomia, destacando a riqueza da biodiversidade alagoana. "Nossa meta é expandir o mercado para além das feiras das cidades, buscando novos espaços nos restaurantes e empórios", explica Flávia.

Geleias e doces com umbu e banana da Cactus

No Alagostoso, serão servidas delícias da Catus, como umbuzada no leite de coco ouricuri, geleia extra de umbu, doce integral de umbu e licuri, umbunana (umbu + banana) com gengibre, geleia extra de umbu picante, umbu em calda, coco ouricuri (500g) e geleia premium de umbu picante sem adição de açúcar.

Em 2023, a convite do Sebrae, conheci a história da Cactus. Tudo começou com as agricultoras tentando aproveitar a fruta, mas, devido à sua acidez, as primeiras receitas de doces não ficaram ideais. Foi então que a nutricionista Helena Menezes desenvolveu novas receitas de geleias, doces e até compotas doces e salgadas, combinando umbu com ouricuri, banana e gengibre. "Apostamos na diversificação dos produtos, na mistura de sabores regionais e, claro, na ampliação da renda das agricultoras, evitando desperdício e agregando valor aos frutos da região", conta Helena.

Chef Farias usou a geleia de umbu no bom bom de brie

Em 2023, apresentei a geleia de umbu apimentada ao chef Farias, do Gran Cru, que testou com bombom de brie (queijo). Agora, no Alagostoso, a Cactus promete trazer ainda mais doçura e criatividade para as cozinhas dos chefs e amantes da gastronomia alagoana.

Catus tem a força das sertanejas de Senador Rui Palmeira

Além da Cactus, participarão:

♦️ Ecoagroextrativista (de Piaçabuçu) com doce de caju em calda, geleia de mangaba, geleia de tamarindo e pimenta-rosa;

♦️Agricultura Familiar de Santana do Ipanema com molho de tomate cereja com manjericão e geleia premium de acerola picante

♦️Cooperativa Mista de Palmeira dos Índios, oferecendo produtos como geleia premium de jabuticaba, molho defumado de jabuticaba, compota de jabuticaba, casquinha cristalizada de jabuticaba e fermentado de jabuticaba;

♦️Sabor Artesanal (de Piaçabuçu) com suas tradicionais balas de quebra-queixo.

♦️O evento também contará com a participação do Cacau Matriz, convidado para apresentar a riqueza do chocolate de Matriz de Camaragibe.

Alagosto é financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Serviço Florestal Brasileiro, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Alagoas, através do Edital de Incentivo à Valorização e à Inovação da Gastronomia Alagoana e conta com apoio Senac Alagoas e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Alagosto: dia 29 de abril, das 16h às 20h, no Senac Poço. Contato: 82 99351-8281

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas