Contextualizando

Uma possibilidade de pacificação na política alagoana para as eleições de 2026

Em 19 de Agosto de 2023 às 08:00

O bem informado jornalista José Elias revela, em seu blog, o que seria uma grande articulação para 2026, envolvendo os principais personagens políticos da atualidade em Alagoas e que, se concretizada, estabeleceria uma pacificação entre adversários.

Segundo Elias, a composição se daria assim: o prefeito João Henrique Caldas (PL) candidato a governador, com o senador Renan Calheiros (MDB) candidato mais uma vez à reeleição e Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, concorrendo à outra vaga ao Senado.

E como ficaria a situação do senador Rodrigo Cunha (Podemos), candidato natural à reeleição?

A tendência, a esta altura, seria Rodrigo desistir da reeleição e sair candidato a vice-prefeito de JHC no próximo ano, permitindo que sua suplente Eudócia Caldas, mãe de JHC, seja efetivada no Senado.

A compensação para Cunha seria, sendo eleito vice de JHC em 2024, assumir o cargo de prefeito em 2026, com direito a concorrer à reeleição em 2028.

Tais possibilidades constituem uma hipótese bastante factível.

Falta, no entanto, saber o futuro político do governador Paulo Dantas (MDB), que não poderá concorrer à reeleição, e do seu vice, Ronaldo Lessa (PDT), que pode se efetivado governador em 2026 (se Dantas se afastar para concorrer a deputado federal) e terá direito de disputar  reeleição.

Gostou? Compartilhe