O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), estabeleceu como uma das suas prioridades para este segundo semestre legislativo a energia renovável.
E ao tornar público esse seu desejo Lira cria boas perspectivas de aprovação das suas propostas, “em função da grande influência que ele tem sobre os deputados e do próprio desenho do processo legislativo”, como revela a jornalista Mariana Londres em sua coluna no portal “UOL”.
Segundo ela, Arthur Lira “tende a ganhar a simpatia de grandes atores econômicos, incluindo a Petrobras, que tem interesse em explorar o potencial energético eólico em alto-mar”.
Nesse sentido, ganha força o PL 11247/2018, do ex-senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL), agregando várias propostas que regulamentam a energia renovável, inclusive o marco legal da energia offshore (PL 576/2021), do então senador Jean Paul Prates (PT-RN), atualmente dirigindo a Petrobras.
Esse projeto será relatado pelo deputado Zé Vitor (PL-MG) e teve um pedido de urgência protocolado na semana passada.
Arthur Lira confirma o interesse em agilizar a pauta da energia renovável:
“Nós colocamos à disposição para todos os líderes de trabalharmos muito forte nesse segundo semestre as pautas verdes, as pautas de energias renováveis, o hidrogênio verde, créditos de carbono e energias eólicas offshore. Então, nós vamos focar [nestas pautas] enquanto o Senado muito provavelmente estará discutindo como pauta prioritária a reforma tributária”.
LEIA MAIS
+Lidas