'Uma Amiga Basta': página no Instagram fomenta discussão sobre relacionamentos abusivos

Publicado em 24/12/2020, às 09h19
Imagem 'Uma Amiga Basta': página no Instagram fomenta discussão sobre relacionamentos abusivos

Por Divulgação

A partir da identificação da necessidade de se ampliar o debate sobre relacionamentos abusivos, o projeto "Uma amiga basta" surgiu com o objetivo principal de buscar contribuir no fomento do debates sobre o tema.

Percebendo que ainda que falar sobre esse tipo de relação tóxica seja algo mais comum nos dias atuais, foi possível notar que isso não era o suficiente e o modo de lidar, para que o assunto venha a ser realmente absorvido, deveria ser diferente. Era preciso se fazer presente no diálogo de forma empática e abrir espaço para as falas de quem já passou por esse tipo de acontecimento.

Pensando também que as redes sociais podem ser grandes aliadas nesse contexto de formar diálogos, pois através delas conseguimos nos aproximar de um grande público com informações necessárias de modo acessível devido à sua gratuidade. As mulheres precisam ser ouvidas e compartilhar suas angústias, para conseguirem se fortalecer e poder apoiar e ajudar outras, ainda que de forma indireta, como a partir de um relato online. 

Foi aí que se procurou entender como o design poderia contribuir positivamente para essa necessidade. Então fruto de uma pesquisada vinculada ao Trabalho de Conclusão de Curso de Nathália Feitosa Barbosa, para o curso de Design da Universidade Federal de Alagoas, é que foi possível gerar o desenvolvimento do projeto que resultou num perfil na plataforma do Instagram, que você confere abaixo: 

O perfil consiste no compartilhamento de relatos anônimos de mulheres que passaram por relações abusivas, mas também na troca, no apoio, no empoderamento e na sororidade entre seguidoras e administradora do perfil. Criando uma espaço de acolhimento para quem deseja falar e quem se oferece para ouvir. O perfil fala diretamente com meninas e mulheres sobre seus relacionamentos afetivos mas principalmente sobre o poder de cultivar as relações de amizade e com si mesmas.

O desenvolvimento teórico pode ser visto em: www.led-ufal.com/umaamigabasta, onde nele discorre-se sobre o papel social do design vinculado às necessidade da questão dos relacionamentos abusivos, buscando uma maneira de contribuir para essa discussão a partir do design gráfico.

Gostou? Compartilhe