O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) foi muito feliz ao apresentar o Projeto de Lei 733/2024, na Assembleia Legislativa, reconhecendo o artesão e instrumentista Nelson dos Santos, o Nelson da Rabeca, como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.
Sua proposta foi transformada em lei sancionada pelo governador em exercício, Ronaldo Lessa, sancionou na quinta-feira (27).
“Eu que amo Marechal Deodoro e que amo Alagoas, fico muito feliz em ter sido o deputado estadual que propôs esse projeto e vê-lo agora se tornando realidade. Vamos seguir protegendo e defendendo a cultura alagoana”, manifestou-se o parlamentar no Instagram.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Melina Freitas, a importância do homenageado para a nossa cultura é incontestável:
“Nelson da Rabeca deixou um legado extraordinário como mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas, que continua vivo em suas composições, nos instrumentos que construiu e na inspiração que deixou para futuras gerações. Ele foi, e sempre será, um dos mais legítimos representantes da cultura popular alagoana”.
Natural de Joaquim Gomes, onde sobrevivia da lavoura de cana-de-açúcar, Nelson dos Santos se iniciou no ramo musical os 54 anos fabricando rabecas e foi instrumentista também como acordeonista, além de compositor.
Nelson da Rabeca faleceu em 22 de abril de 2022, aos 81 anos, devido a problemas cardíacos.
LEIA MAIS
+Lidas