Último dia do verão é marcado pela temperatura mais quente do ano em Alagoas

Publicado em 20/03/2019, às 11h55
Sem nuvens, temperaturas altas são registradas | Erik Maia/TNH1
Sem nuvens, temperaturas altas são registradas | Erik Maia/TNH1

Por Erik Maia, com assessoria Semarh

O outono começa oficialmente nesta quarta-feira (20), mais precisamente às 18h58, mas até o sol se por, quem vai ditar a regra sobre as temperaturas é o verão. É que segundo o coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o meteorologista Vinícius Pinho, hoje deve ser o dia mais quente do ano em Alagoas, superando a marca alcançada ontem.

Pinho explicou que a temperatura de hoje devem chegar à casa dos 36 graus, a mais quente registrada no ano. Mas ele deu uma boa notícia, é que já a partir de amanhã a temperatura deve diminuir um pouco, amenizando o calor.

“Temos uma massa de ar quente sob o nosso estado, o que impede a formação de nuvens, aumentando a irradiação solar e, consequentemente, subindo as temperaturas”, explicou.

Ele reforçou que ainda haverá dias de calor, mas a partir da primeira quinzena de abril, o alagoano deve ganhar uma trégua. “Já a partir da madrugada de hoje para amanhã aumenta a incidência de nebulosidade, e talvez amanhã já chova um pouco. Depois de passar essa primeira quinzena de abril, as temperaturas devem cair, de três a quatro graus, aproximadamente. Haverá alguns dias de incidência de chuva, o que vai ajudar a controlar o calor”, destacou.

O outono se estende até 21 de junho e é considerado importante para a região Nordeste devido ao início do período chuvoso.

Em Alerta

Com a chegada do outono, e consequentemente a quadra chuvosa, o coordenador da Sala de Alerta da Semarh chama a atenção para o monitoramento das chuvas, não somente para os municípios que compõem a região metropolitana, mas para a Zona da Mata, que tem histórico de inundações devido à proximidade das bacias hidrográficas.

Bairro do Pinheiro

A Sala de Alerta da Semarh reitera que permanece em monitoramento em relação ao bairro do Pinheiro, em Maceió. Todas as informações alusivas ao tempo e clima são repassadas diariamente para a Defesa Civil Estadual e Gabinete do Governador.  

Gostou? Compartilhe