Ufal aponta descontrole na transmissão e segunda onda de Covid-19 em Alagoas

Publicado em 14/12/2020, às 15h44
Imagem Ufal aponta descontrole na transmissão e segunda onda de Covid-19 em Alagoas

Por Redação TNH1

O boletim do Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento à Covid, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), referente à 50ª semana epidemiológica (SE) aponta para uma tendência de descontrole na transmissão do novo coronavírus e indica uma segunda onda de contágio que pode se intensificar nas próximas semanas em Alagoas. O estado também voltou a registrar um aumento no número de mortes, na última semana, o que, segundo o boletim, pode ser interpretado como mais uma evidência do descontrole da transmissão.

Segundo o boletim, Maceió continua liderando o crescimento do número de casos em Alagoas. A incidência de casos na capital na última semana ultrapassou o número de novos casos registrado no restante do estado, o que só havia sido observado nas primeiras semanas da pandemia.

Ainda de acordo com o estudo, é provável que nas próximas semanas haja um aumento no número de óbitos, como observado em outras partes do mundo que registraram segunda onda da covid-19.

Já Arapiraca presentou uma queda na incidência de casos. Esse vcomportamento foi observado em toda a 10ª região de saúde, que havia apresentado significativo aumento de casos na semana anterior. Porém, para os pesquisadores, essa redução precisa ser observada nas próximas semanas para se configurar em um indício de controle na transmissão. 

Leia o estudo na íntegra.

Gostou? Compartilhe