Turista norte-americana é atendida pelo Samu em navio cruzeiro e encaminhada para hospital em Maceió

Publicado em 12/12/2024, às 16h34
Turista norte-americana é atendida pelo Samu em navio de cruzeiro e encaminhada para hospital em Maceió - Divulgação / Samu
Turista norte-americana é atendida pelo Samu em navio de cruzeiro e encaminhada para hospital em Maceió - Divulgação / Samu

Por Ascom Sesau

Uma turista norte-americana, de 34 anos, foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a bordo do navio MSC Grandiosa, ancorado no Porto de Maceió. A paciente apresentava dores lombares intensas do lado direito e havia sofrido cinco episódios de vômitos antes da chegada do socorro.

A equipe de uma Unidade de Suporte Básico (USB), composta pelos técnicos de enfermagem Paulo Lima e Denilsa Bispo, além do condutor socorrista Ednaldo José, foi acionada para realizar os primeiros atendimentos à paciente, que estava no Centro Médico do navio. Após estabilizá-la clinicamente, a paciente foi encaminhada ao Hospital Vida, unidade particular em que exames laboratoriais complementares foram realizados e medicamentos foram administrados para alívio da dor.

De acordo com a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, a rapidez no atendimento foi essencial. “Nossa missão é salvar vidas, independentemente da nacionalidade ou estado de quem precisa. A equipe agiu de forma ágil e eficaz, garantindo que a paciente fosse estabilizada e encaminhada para o hospital com segurança”, frisou.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, também elogiou o atendimento. “O Samu mais uma vez mostrou sua eficiência. Apesar de ser uma situação aparentemente simples, o sucesso do atendimento demonstra o preparo técnico das nossas equipes, que têm como objetivo principal salvar vidas”, enfatizou.

O navio MSC Grandiosa, que veio de Santos (SP) e segue viagem para Salvador (BA), permaneceu com sua programação normal após o incidente. A paciente encontra-se bem. A ação do Samu reforça o compromisso do serviço com o atendimento humanizado e de excelência, além de destacar a importância do preparo das equipes em lidar com emergências em situações e ambientes variados, como navios de cruzeiro, que frequentemente recebem turistas de diferentes nacionalidades.

Gostou? Compartilhe