Uma boa rota de fuga para a cansada rotina de trabalho é viajar e conhecer outras regiões. De acordo com a Associação Internacional de Turismo Gay, o Brasil está entre os dez maiores destinos do público LGBT no mundo. As principais cidades do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, já são lugares onde há uma grande procura dos homossexuais. Porém, outros locais, que querem investir no turismo de sua região, também apostam nesse público específico.
LEIA TAMBÉM
Nestes lugares, existe a garantia que os casais gays tenham os mesmos direitos dos heterossexuais. Pousadas, hotéis, restaurantes, bares e baladas dedicam-se a capacitação de seus funcionários para estarem inseridos dentro deste circuito gay friendly.
Confira alguns destinos nacionais que têm potencial para receber turistas gays.
Rio de Janeiro
A capital carioca é um dos locais mais procurados por turistas. Quem curte festas, deve sem dúvidas visitar o Rio de Janeiro durante o Réveillon e carnaval, quando a cidade recebe um grande número de pessoas. Além das belas praias, lá estão restaurantes, bares, café e padaria que são muito bem frequentados pelo público LGBT. A Rua Farme de Amoedo, em Ipanema, já se tornou um “point” gay da cidade maravilhosa.
São Paulo
A Terra da Garoa é um lugar que possui as grandes baladas do país, junto com bares, restaurantes, cinemas, hotéis, casas de espetáculos e comércios. Todos os locais são treinados para receber o público LGBT. Lembrando que, São Paulo já esteve no Guinness Book com a maior parada gay do mundo e é uma cidade das mais procuradas por visitantes gays. A Rua Frei Caneca é o local certo para encontrar esses estabelecimentos, assim como as regiões da Rua Augusta, Avenida Paulista, o centro da cidade e o Largo do Arouche, locais onde há concentração.
Recife
Um dos “points” de encontro da capital pernambucana é a praia de Boa Viagem e a Galeria Joana D"Arc. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) escolheu a cidade de Recife para ser promovida como destino gay friendly brasileiro durante a convenção deste ano da lGLTA (International Gay and Lesbian Tourism Association). Pernambuco tem até um planejamento que capacita funcionários de agências de turismo, organizações de eventos, hotéis e companhias aéreas para receber bem turistas gays.
Salvador
A agitação começa ao pôr do sol e vai até altas horas da madrugada na capital baiana. Salvador recebe milhares de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais na Parada Gay que, anualmente, ocorre no mês de setembro. Para quem gosta da pegação ao ar livre, a praia do Jardim de Alah é a região certa. Outra lugar muito procurado pelo público gay é a praia de Porto da Barra, considerada o trecho mais gay do litoral da primeira capital do Brasil.
Florianópolis
A “ilha da magia” é adorada pelo público LGBT não só pela paisagem do seu litoral, mas também por ações implantadas desde 2009, como a lei contra a discriminação em público. A Praia Mole é uma das favoritas dos turistas gays. Há também muitos eventos voltados ao público visitante, como a Parada da Diversidade, realizada no mês de setembro. Assim, Floripa é outra cidade bastante visitada pelos gays.