O delegado Daniel Mayer, responsável pela investigação sobre as mortes de quatro crianças vítimas de incêndio em uma casa na cidade de Canapi, no Sertão de Alagoas, afirmou nesta segunda-feira, 15, que a tragédia deve ter ocorrido em consequência de um acidente.
LEIA TAMBÉM
Em vídeo disponibilizado pela Polícia Civil de Alagoas (PC-AL), o titular do 30º Distrito Policial de Canapi disse também que aguarda os laudos da Polícia Científica e que vai ouvir familiares e testemunhas a partir desta terça-feira, 16.
"O incêndio ocorreu no início da madrugada. Um menino de 9 anos e três garotinhas de 7, 6 e 4 anos de idade perderam a vida depois que supostamente um ventilador entrou em curto circuito e espalhou chamas nas portas, nos colchões e no armário do quarto onde elas estavam dormindo. O responsável pela casa acordou já com o fogo alastrado e conseguiu escapar com vida, mas verificou que as crianças em tese já estariam desfalecidas. [...] De antemão, já adiantamos que, conforme levantamento realizado pela PC, tudo faz crer que realmente foi uma tragédia, um acidente de proporções imensuráveis em que não só crianças perderam a vida, foi muito maior, uma cidade foi atingida pela morte trágica dessas crianças. E duas famílias foram destruídas, destroçadas. A Polícia Civil manifesta extremo pesar pela vida das quatro crianças e pelos habitantes da cidade".
Segundo Mayer, o chefe de polícia do 30º DP, identificado como agente Roberto Pena de Oliveira, conversou com os familiares e averiguou toda a situação ainda no local do incêndio. "Realmente faz crer que foi uma grande tragédia. O inquérito vai tramitar com toda celeridade possível. Todos os familiares e vizinhos começarão a ser ouvidos pela polícia a partir desta terça-feira. Assim que a Polícia Científica nos apresentar o laudo conclusivo, findaremos a investigação policial e encaminharemos as conclusões ao Ministério Público", afirmou o delegado.
As crianças foram identificadas como Davy, Ludmila, Ayla e Ariela. O Instituto Médico Legal (IML) informou que, devido ao estado dos corpos que foram carbonizados, o processo de identificação se dará por meio do exame de DNA Forense.
O caso - Quatro crianças foram encontradas mortas na madrugada desse domingo, 14, data do Dia das Mães, após incêndio dentro de uma casa no município de Canapi, no Sertão do Estado. Segundo testemunhas, os corpos estavam carbonizados e o fogo teria começado após um problema elétrico no ventilador, que estava no quarto onde as vítimas dormiam.
Duas crianças eram filhas dos proprietários da residência, enquanto as outras duas eram filhas de pastores evangélicos, vizinhos do imóvel. A suspeita é de que o eletrodoméstico causou as chamas, que rapidamente se alastraram para os colchões onde as vítimas estavam dormindo. Os outros moradores da casa ainda teriam arrombado a porta num ato de desespero, mas teriam encontrado as crianças já sem vida e abraçadas.
A Prefeitura de Canapi decretou luto de três dias pela morte das quatro crianças.
LEIA MAIS
+Lidas