O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) divulgou, nesta sexta-feira, 07, o relatório de balneabilidade com as condições de banho em 63 trechos entre praias e rios de Alagoas. Essa semana há 51 locais considerados próprios, enquanto 12 estão impróprios para banho.
LEIA TAMBÉM
Em Maceió, entre os bairros do Pontal e da Ipioca, são acompanhados 20 trechos. Apenas quatro estão considerados impróprios: um na praia de Ponta Verde, entre as ruas General. Dr. João Saleiro Pitão e Dr. Rubens Canuto; um na praia de Jatiúca, entre as avenidas Antônio de Barros e Empresário Carlos da Silva Nogueira; e dois na praia de Cruz das Almas, entre as ruas Mascarenhas de Brito, Padre Luiz Américo Galvão e Mauro Machado Costa.
No Litoral Norte, dos 22 pontos onde são feitas as coletas, entre os municípios de Paripueira e Maragogi, há cinco locais impróprios: em frente às fozes do Rio Salgado; Rio Maragogi; Rio Persinunga; em frente à Praça Multieventos; e na praia de Burgalhau.
No Litoral Sul, dos 21 trechos monitorados, três estão impróprios. Um desses pontos não recomendados ficam no Rio Niquim e os outros dois no Rio São Francisco. Entre as praias próprias, temos o Pontal do Coruripe, Duas Barras, Gunga, Barra de São Miguel, Francês e todas que vão de Marechal Deodoro até a divisa de Alagoas, em Piaçabuçu.
O documento é produzido pelo Laboratório de Estudos Ambientais com base no que determina a resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As coletas foram realizadas nos dias 4 e 5 deste mês de outubro, quando não houve incidência de chuvas em nenhuma das regiões.
A classificação quanto a própria e imprópria é determinada pelo índice de coliformes fecais. A resolução do Conama estabelece como parâmetro as condições em 80% dos resultados encontrados em cinco amostras consecutivas, além do critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água coletada.
São Francisco
Os dois pontos do Rio São Francisco onde foram coletadas amostras para análise estão impróprios para banho. Um deles fica em frente ao Terminal Turístico de Artesanato e o outro próximo ao antigo restaurante Boca do Rio.
Confira o relatório de balneabilidade desta semana aqui.
LEIA MAIS
+Lidas