Até o final da manhã do último sábado 29, a ocupação de escolas da rede pública de ensino obrigou Tribunais Regionais Eleitorais de quatro estados – Espírito Santo, Goiás, Paraná e Pernambuco – a alterar locais de votação para a realização do segundo turno das eleições neste domingo, 30.
LEIA TAMBÉM
O primeiro a modificar os locais de votação de todos os eleitores que votam em escolas estaduais, ocupadas ou não, foi o Paraná, na última terça-feira (25). Segundo o TRE-PR, a medida foi necessária para garantir que a eleição transcorra sem transtornos nos três municípios onde haverá segundo turno no estado: Curitiba, Maringá e Ponta Grossa.
No total, no estado, foram alterados 206 locais de votação: 147 em Curitiba, 32 em Maringá e 27 em Ponta Grossa. Com isso, nesses três municípios 700.315 eleitores, distribuídos em 2.184 seções eleitorais, votarão em um novo local provisório no domingo. A transferência resultou em um custo adicional de R$ 3 milhões no estado.
Goiás
Em Goiânia (GO), em razão da ocupação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) pelo movimento estudantil, as sete seções eleitorais dessa unidade de ensino, com 1.287 eleitores, foram transferidas para o Colégio Santo Agostinho. Em Anápolis (GO), foi necessária uma alteração. As seis seções, com 2.294 eleitores, que funcionariam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) foram transferidas para a Escola Municipal Cecília Meireles. Não há custo extra nestas transferências, de acordo com o TRE.
Espírito Santo
No Espírito Santo, por enquanto, foi necessário alterar dez locais de votação em razão das ocupações, sendo três em Vitória, seis em Serra, e um local em Cariacica, abrangendo o total de 130 seções eleitorais. No estado haverá segundo turno também em Vila Velha.
Em Vitória, os 814 eleitores que votam na Escola Almirante Barroso votarão, neste segundo turno, na Faculdade Multivix. Os 2.839 eleitores que votam na Escola Arnulpho Mattos votarão na Escola América (antigo Colégio Faesa). Os 5.133 eleitores que votam na Escola Irmã Maria Horta votarão, neste segundo turno, na Escola da Ilha Novo Mundo, localizada na rua Jayme Martins, nº 80, praia do canto. Ponto de referência: ao lado da Academia Hangar.
Em Serra, os 4.834 eleitores que votam na Escola Rômulo Castello votarão, no segundo turno, na FaSerra, situada na Rua L, nº 11, Bairro Rosário de Fátima. Os 8.169 eleitores que votam na Escola Aristóbulo Barbosa Leão votarão no CEDAF, situado na Rua Nelci Lopes Vieira, 199, Bairro Jardim Limoeiro. Os 3.486 eleitores que votam na Escola D. João Batista da Motta e Albuquerque votarão na Escola Elpídia Coimbra, situada na Rua 32, Bairro André Carloni. Os 6.594 eleitores que votam na Escola Marinete de Souza Lira votarão na Escola Abel Bezerra, situada na rua dos Eucaliptos, nº 589, bairro Feu rosa. Os 4.130 eleitores que votam na Escola Clóvis Borges Miguel (Santo Antônio) votarão na Escola Aldary Nunes (Serra Centro), localizada na rua Floriano Peixoto, nº 100. Os 4.714 eleitores que votam na Escola Clotilde Rato votarão na Escola Siena, localizada na av. Mário Batalha, 576, bairro de Fátima.
Em Cariacica, os 3.342 eleitores que votam na Escola Ana Lopes Balestreiro votarão, neste segundo turno, na Escola José Zacchi.
Pernambuco
No estado de Pernambuco, haverá segundo turno em Recife, Olinda, Caruaru e em Jaboatão dos Guararapes (PE). Em Recife, devido à ocupação de estudantes do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), as 11 seções da 5° Zona Eleitoral foram transferidas para o pavimento térreo da Faculdade CEAGRE II, sendo três delas no hall de entrada e outras sete nas salas ao longo do corredor principal do prédio. A mudança afetará 4.125 eleitores que votam naquele local.
Também na capital pernambucana foram transferidas outras 11 seções da 103ª Zona Eleitoral, inicialmente localizadas no Centro de Educação, para o pavimento térreo do Departamento de Hotelaria e Turismo, sendo metade delas nas salas de hotelaria e as demais nas salas de turismo. O prédio fica a aproximadamente 200 metros do local anterior ocupado e possui duas entradas. Votam nas seções 3.788 eleitores.
Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, não deve aumentar a quantidade de localidades alteradas em virtude de ocupação dos estudantes. “Agora é um esforço de divulgação para que o eleitor que não estava informado se informe a tempo para poder comparecer às eleições. Nós esperamos que isso ocorra de maneira adequada, sem maiores problemas. Sem dúvida isso necessita ser pensado. Acho que é legitimo que se façam protestos, mas é preciso respeitar direitos que devam ser exercidos. É preciso que haja a devida medida e temos que pensar isso de uma maneira crítica”, disse o ministro.
Cada Tribunal Regional Eleitoral é responsável pela definição dos endereços de votação. Eles são disponibilizados nos portais de cada TRE e no aplicativo Onde Votar. Confira aqui a lista dos aplicativos. O Portal do TSE também disponibiliza um serviço de consulta aos locais. Os endereços estão sendo atualizados pelos próprios TREs desde o último dia 27.
+Lidas