Representantes da Polícia Federal (PF), do Ministério Público (MP), das Forças Armadas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reuniram, na tarde desta quarta-feira (21), com integrantes da CAVE – Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) para tratar sobre a fiscalização dos testes de integridade e de autenticidade das urnas eletrônicas nas eleições de outubro.
LEIA TAMBÉM
A abertura da reunião foi feita pelos juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria Regional Eleitoral, Hélio Pinheiro e Henrique Teixeira, que deram as boas vindas aos presentes e fizeram um resumo dos testes nas urnas eletrônicas.
“É muito importante a presença de todos aqui pra esta reunião pois a Justiça Eleitoral tem todo interesse que a fiscalização aconteça em todas as etapas da votação, principalmente nos testes que atestam a segurança das nossas urnas eletrônicas. Quanto mais entidades fiscalizadoras, mais transparência e mais credibilidade”, destacou o juiz Hélio Pinheiro.
Pela primeira vez, serão sorteadas 23 urnas eletrônicas em Alagoas, sendo as 20 primeiras urnas sorteadas submetidas ao Teste de Integridade e as demais, ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais. No sábado que antecede o pleito, 01 de outubro, o sorteio das urnas eletrônicas acontecerá no auditório do Pleno do TRE de Alagoas, às 7h. No dia da eleição, 02 de outubro, o Teste de Integridade acontecerá durante o horário de votação no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica.
As atividades ora relacionadas terão caráter público, podendo ser acompanhadas por fiscais de partidos, coligações e por representantes da OAB, bem como por entidades representativas da sociedade, e pela imprensa em geral, nos limites estabelecidos pela legislação eleitoral.