Representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL), Exército e demais órgãos participam, na manhã deste domingo, 30, às 8h, do teste de integridade de 20 urnas eletrônicas, sendo 18 urnas no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica, e duas no Centro Universitário Tiradentes (Unit), no bairro de Cruz das Almas, em Maceió (AL). O teste pode ser acompanhado ao vivo pelo Youtube:
LEIA TAMBÉM
As 20 urnas passarão pelo sistema de votação paralela, que consiste numa verificação da correspondência entre o que foi escrito em uma cédula de papel e o voto digitado na urna eletrônica, em um terminal de apuração independente. Tudo é feito em ambiente filmado e fiscalizado.
Assim como ocorreu no 1º turno, as duas urnas que serão auditadas na Unit, além do sistema normal de votação paralela, também passarão por um teste de biometria, onde o próprio eleitor habilitará o funcionamento da urna eletrônica (fase que normalmente é feita pelo mesário).
Para o procurador Regional Eleitoral substituto, Marcelo Lôbo, há que se destacar que todo o processo eleitoral tem sido acompanhado com dedicação pelo MP Eleitoral, e que “é impressionante o nível de organização e de transparência que cada etapa é tratada pelos técnicos do TRE em Alagoas. São 26 anos de urna eletrônica e nunca identificou-se qualquer fraude, seja ao sistema, seja à idoneidade das urnas. O sistema eletrônico de votação é seguro”.