Contextualizando

TRE/Alagoas reconhece como válida pesquisa do Instituto Falpe sobre a eleição em Porto de Pedras

Em 9 de Agosto de 2024 às 13:28

Como tem sido dito neste espaço, em época de campanha, como neste ano, há uma proliferação de pesquisas eleitorais divulgadas em redes sociais, principalmente, muitas delas de autenticidade duvidosa.

É algo que visa acima de tudo influenciar a tendência do voto do eleitor, a partir da premissa de que normalmente o cidadão/cidadã tende a votar em quem aparece com mais chances de vitória.

Muitas dessas iniciativas de ouvir a opinião do eleitor sequer podem ser consideradas tecnicamente como pesquisa, pois são na verdade consultas informais, sem nenhum embasamento técnico ou científico, e têm a única intenção de manipular a realidade.

Mas há exceções que dão credibilidade ao trabalho realizado, como na decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas que reconheceu como válida pesquisa eleitoral do Instituto Falpe em Porto de Pedras – pelo levantamento, Allan de Jesus lidera a disputa pela prefeitura do município.

A decisão do pleno do TRE considerou desprovido o Recurso Eleitoral interposto pelo candidato Caio Borghetti (PP), que questionava a metodologia e os resultados da pesquisa -a sentença recorrida foi mantida em todos os seus termos.

A pesquisa questionada, e agora legitimada pela justiça eleitoral, foi realizada nos dias 6 e 7 de junho, com 600 eleitores nas zonas rural e urbana de Porto de Pedras e na pergunta estimulada “Em quem o (a) Sr.(a) votaria para prefeito nas próximas eleições?”, os resultados foram: Allan de Jesus: 55%, Caio Borghetti (PP): 29%, Não opinaram: 15%, Nenhum:1%.

Gostou? Compartilhe