Estamos vivendo um período crítico na economia brasileira que afeta diretamente empresas de todos os portes. O reflexo desta recessão pode ser notado no próprio faturamento de algumas organizações que começa a ser menor, tendo que apelar para o corte de despesas e de funcionários e, quando não o bastante, algumas outras fecham suas portas. Mas, no mar dessas incertezas, outras tantas surgem e/ou permanecem inabaladas pelo fator externo para provar que a crise só existe para quem se contenta com ela.
LEIA TAMBÉM
É muito comum que você já tenha lido ou ouvido em algum lugar a frase que diz "enquanto uns choram, outros vendem lenços". Em fases de recessão econômica, como a que viemos enfrentando ao longo do último ano, a citação faz muito sentido, pois estas empresas que se destacam tendem a enxergar na dificuldade uma oportunidade e fazem do desafio a chance para dar a volta por cima. Mas qual é o segredo?
A resposta pode estar na forma com que os líderes dessas organizações projetam, explanam e realizam suas demandas e, tudo isso, só é possível se esses líderes tiverem a seu favor o tempo e vou te dizer o porquê.
Ao longo da minha carreira tenho percebido que, em toda profissão, seja ela qual for, existem profissionais que ganham 10 vezes mais que os outros. Mas o que leva uma pessoa a ganhar tão mais pela mesma quantidade de horas desempenhadas ao trabalho, assumindo o mesmo cargo ou profissão?
Têm pessoas que sabem transformar o tempo em seu forte aliado. Ao invés de lutarem contra o relógio e ficarem sempre pendurados nos últimos minutos restantes para a entrega de alguma demanda, estão aproveitando o tempo livre para empregar a energia em novos projetos que podem lhe render ainda mais frutos, inclusive financeiros. Essas pessoas sabem fazer escolhas e dedicar suas horas a atividades que realmente geram lucro. Não só se antecipam, como também fazem treinamentos constantes, criam métodos próprios e se garantem em seus projetos. E a matemática é simples de ser calculada.
Se duas pessoas têm o mesmo desafio em determinado período de tempo e uma se organiza para realizá-lo da maneira mais rápida e eficiente, reorganizando os processos e concluindo-os em etapas, enquanto o outro procrastina, com certeza, o primeiro, terá resultados superiores ao segundo, pois garantirá menos falhas na execução. Quem deixa tudo para última hora, geralmente entrega "qualquer coisa", de "qualquer jeito", afinal, não tem muito tempo para aprimorar e garantir a excelência do trabalho.
O erro não é difícil de ser encontrado e nem requer esforço. Pessoas organizadas e com uma dinâmica de trabalho traçada, que entendem o que é prioridade e executam as tarefas no tempo estipulado, tendem a ser mais produtivas e, logo, mais valorizadas em qualquer área de atuação. Como o nível de estresse é menor para pessoas que trabalham com antecedência, conseguem ser mais produtivas, afinal, segundo pesquisa realizada com 160 mil funcionários de 185 países, pela Global Corporate Challenge, profissionais não estressados são 24% mais produtivos.
Para te ajudar a criar uma nova rotina e transformar o tempo em seu maior aliado, preparei algumas dicas que te auxiliarão na execução de seus processos e tarefas
1) Primeiro de tudo: desconecte-se. Concentração é fundamental para que possamos realizar com excelência as demandas que nos dispusemos a executar. Seja qual for a distração, mantenha-a distante. Desligue o celular, desabilite a internet e retire de cena qualquer coisa que o faça perder o foco.
2) Faça um plano, sistematize-o e comprometa-se a cumpri-lo. Divida o tempo em blocos e reorganize as tarefas com horário de início e fim para cada processo. Já foi comprovado em diversas pesquisas que quando tornamos nossos compromissos visuais, temos mais chances de realizá-los com excelência.
3) Não tenha receio de mergulhar em uma nova rotina. No começo algumas dificuldades podem surgir e, neste momento de adaptação, é inclusive comum que a prática se torne um pouco estressante, porém, é tudo uma questão de hábito
Com estes simples ajustes você se tornará um profissional mais produtivo em suas tarefas e, consequentemente, se destacará dos demais. E, a cada dia, a nova rotina fará mais sentido, uma vez que você perceberá que o novo hábito lhe proporciona mais tempo livre para executar novos empreendimentos rentáveis.
Se dedique! O esforço é temporário, mas a recompensa é para sempre.
Tathiane Deândhela é especialista em Gestão do Tempo. Publicou recentemente a 2ª edição do livro "Faça o Tempo Trabalhar para Você". É palestrante, mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, fundadora do Instituto Deândhela, empresa especializada em treinamentos executivos de alta performance nas áreas de gestão do tempo, negociação com metodologia aprendida em Harvard, atendimento com metodologia aprendida na Disney e oratória
Website: http://institutodeandhela.com.br/
+Lidas