Tranporte público passa a atender mais duas comunidades de Maceió (Crédito: Ilustração/Secom Maceió)
Duas comunidade ganharam novas linhas de ônibus em Maceió. A partir do último sábado os novos itinerários começaram a circular atendendo o Loteamento Aracauã, no Benedito Bentes, e na Aldeia do Índio, Jacintinho.
De acordo com a Coordenação de Programação da SMTT, os veículos das linhas 042 (Benedito Bentes/Centro/Guaxuma), 048 (Benedito Bentes/Centro/Josepha de Mello/Mocambo), 704 (Benedito Bentes/Ponta Verde via Farol/Iguatemi), 802 (Colina/Benedito Bentes) e 806 (Benedito Bentes/Colina) que também atendem os conjuntos do bairro passarão a circular pelo Loteamento Aracauã.
“Através da solicitação da comunidade, fizemos uma revisão e observamos que haveria essa possibilidade de atender a região. Neste estudo detectamos também que a inclusão do Loteamento Aracauã no itinerário das linhas que circulam pelos conjuntos próximos acarreta numa redução de quilometragem, o que evita desequilíbrios e custos adicionais ao sistema”, explica o coordenador de Programação, Silvio Sarmento.
O líder comunitário do Loteamento Aracauã, Tony Chicuta, destacou que o pleito da população por ônibus vem de outras gestões, mas apenas agora foi atendido. “O Loteamento Aracauã já existe há muitos anos e tinha sido uma luta muito difícil conseguir transporte público que atendesse à comunidade. Só agora é que conseguimos ser ouvidos e atendidos”, comemora.
Já na comunidade Aldeia do Índio, no bairro do Jacintinho, a linha 500 (Pontal/Rodoviária) deixará de passar por um trecho do Jacintinho, uma parte da feirinha vindo do Feitosa e passará a circular pela Aldeia do Índio em dias úteis, sábados, domingos e feriados. “A linha 500 possui, em dias úteis, 25 viagens e pode levar os passageiros ao Centro, ao próprio Mercado, à Rodoviária, à parte do Vergel, do Trapiche, e Pontal da Barra”, disse Silvio Sarmento.
O coordenador relembra o histórico de transportes ofertados ao local, que até 2007 possuía uma linha específica. “A linha teve que ser suspensa em virtude da baixa demanda da população, já que ela não era muito atrativa para os passageiros porque só os levava até o Mercado da Produção e por apenas um corredor de transportes”, esclarece.
Uma linha de integração chegou a ser colocada para atender à comunidade da Aldeia do Índio, mas também não teve o efeito esperado. “Agora, com o itinerário da linha 500 pela Aldeia do Índio, a tendência é que encontremos junto à população uma melhor solução para melhorar o atendimento e de maneira mais ampla”, detalha Silvio.
Fonte: Secom Maceió
LEIA MAIS
+Lidas