por Edson Moura
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Quatro anos depois de iniciar as vendas de seu primeiro modelo compacto, a Toyota resolveu incrementar a linha 2017 do Etios.
O modelo agora conta com muitas novidades, começando pela família de motores 1.3 e 1.5 litro agora com Dual VVT-i e a opção de transmissão automática para toda linha, além da transmissão manual de seis velocidades.
O modelo ganhou ainda painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 polegadas – o Toyota Smart Screen –, único no segmento de carros compactos, mais equipamentos de série em todas as versões, melhoria no isolamento acústico, suspensão e direção elétrica recalibradas e padronagem inédita no acabamento interno. Destaque também para a capacidade do porta-malas do sedã, de 562 litros, uma das maiores da categoria.
O Pajuçara Auto está acompanhando o lançamento em São Paulo e mostra todos os detalhes sábado na TV Pajuçara- Record.
Versões
Desde a versão de entrada, Etios X, a linha traz de série novidades como o Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível.
O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
O Etios XS adiciona os seguintes itens, partindo da versão X: sistema de áudio com MP3 e Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; bancos com tecido em duas cores; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem.
A versão XLS agrega todos os equipamentos da versão XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
O Etios Cross, disponível apenas na carroceria hatchback, se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além, é claro, dos apliques na carroceria que identificam a proposta aventureira da versão.
Novos Motores
A linha Etios 2017 marca o início de um novo tempo na história da Toyota do Brasil. O modelo é o primeiro do portfólio a ser equipado com propulsores produzidos na nova planta de motores, localizada em Porto Feliz (SP). A planta de Porto Feliz é a mais avançada e moderna da Toyota, e a única a contar com três processos produtivos debaixo do mesmo teto, oferecendo alta qualidade e processo de fabricação.
Os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, trazem a já consagrada tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.
São dois tipos de motores disponíveis:
– 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 98 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 88 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Para esta motorização, o ganho em torque foi de 9% e de potência, 8 cv, comparado à versão anterior.
– 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 107 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, também a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho em torque foi de 11% e de potência, 11 cv, em relação à versão anterior.
Ambos os propulsores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio. O Etios 2017 também não utiliza o subtanque auxiliar de partida a frio, trazendo novos bicos injetores dotados de sistema de pré-aquecimento.
Na zona de operação do Etios 2017, os comandos do ar-condicionado são manuais e foram aprimorados, com a introdução de um compressor de software mais avançado. Com ele, após um período constante de uso do equipamento, o veículo é capaz de desligar o sistema por alguns segundos e religar automaticamente, a fim de não subtrair a potência do motor e auxiliando na economia de combustível.
A linha Etios 2017, tanto hatchback quanto sedã, teve a direção eletroassistida progressiva recalibrada, garantindo ótima dirigibilidade e mantendo os excelentes raios de giro de 4,8 m no hatchback e 4,9 m no sedã.
Paralelamente, o desempenho dinâmico do modelo melhorou com o ajuste da suspensão. Molas e amortecedores foram recalibrados, tornando o Etios 2017 ainda mais estável e confortável no uso diário.
Transmissão
Todas as versões do Toyota Etios 2017 (X, XS, XLS e Cross), tanto hatchback quanto sedã, dispõem de novas opções de transmissão: manual, agora com seis velocidades, e automática, de quatro.
A transmissão automática era o principal pedido dos consumidores. Seu desenvolvimento teve como premissa privilegiar a dirigibilidade, desempenho, conforto e baixo consumo de combustível, dentro de um sistema altamente eficiente.
O diferencial dessa transmissão é o software de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas, na tradução livre) que é capaz de analisar a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de condução.
Como resultado, o motorista tem uma sensação agradável ao dirigir, com a percepção de trocas suaves e respostas rápidas, além de ótima aceleração e agilidade na retomada.
Para as versões manuais, a Toyota adotou o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração -, que funciona como um auxiliar de arranque, evitando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. Além disso, foi adotado o acionamento hidráulico da embreagem, adicionada a sexta marcha e aperfeiçoada a relação da transmissão, resultando em economia de combustível e maior conforto ao rodar em velocidade de cruzeiro.
Valores
As vendas da linha Etios 2017 têm início em 28 de abril, em toda a Rede de Concessionárias Toyota, com preços a partir de R$ 43.990,00.
Modelo | Versão | Preço público sugerido |
Toyota Etios |
hatchback 2017
sedã 2017
Histórico
Desde seu lançamento, em setembro de 2012, o Etios foi reconhecido pelo DNA Toyota de qualidade, durabilidade e confiabilidade. De lá para cá, a Toyota promoveu diversos aprimoramentos atendendo aos pedidos dos consumidores.
Ao longo de sua trajetória, o Etios se tornou um dos modelos mais vendidos pela Toyota no Brasil. Em 2015, a marca comercializou 61 mil unidades no mercado interno, e exportou outras 22 mil para Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a fábrica de Sorocaba, onde o veículo é produzido, operasse acima da sua capacidade nominal, de 74 mil unidades por ano.
Informações com assessoria / Cobertura Itawi Albuquerque
AUTOR(A)
Edson Moura+Lidas