Os novos uniformes do CSA para a temporada 2017 serão fornecidos pela Umbro, nova patrocinadora do clube. A novidade fica por conta do idealizador do projeto. O designer gráfico Tom Carvalho, de 33 anos, foi escolhido pela diretoria maruja para criar os novos modelos. Torcedor azulino e natural de Maceió, Tom conversou com o PFC e revelou que o conceito das novas camisas do Azulão é tradicional.
LEIA TAMBÉM
O lançamento dos uniformes está marcado para o dia 8 de dezembro, às 19h, em uma casa de show de Maceió. Inicialmente serão vendidas as camisas números 1 e 2. A terceira camisa do CSA também está em processo de produção e deve ser lançada em março.
"Foi criada uma campanha de marketing. Isso só virá a público no dia 8 de dezembro. Nem nas redes sociais e pré-venda eles serão exibidos [detalhes do uniforme]. O que posso dizer é que a inspiração para criar as peças foi totalmente voltada no próprio CSA. Conceitos bem ligados ao CSA, características de CSA. Uma pegada mais tradicional. Particularmente opto pelo simples no meu trabalho, uso aquela máxima para quase todo trabalho que faço "Menos é mais". Partindo desse pressuposto, foi que a gente bolou as peças dos uniformes para 2017", comentou.
Tom Carvalho em um dos jogos do CSA (Foto: Arquivo pessoal / Tom Carvalho)
Essa é a primeira vez que o designer cria modelos de uniformes para um clube de futebol. Ele afirmou que já havia feito trabalhos para academias, mas nada na grandeza de um time profissional.
"O convite surgiu logo após o jogo do acesso [contra o Ituano], alguns dias depois. Perguntaram se eu tinha interesse em fazer os novos uniformes. Eu não pensei duas vezes. Além de ser uma grande realização profissional para qualquer designer, qualquer segmento. Um clube como CSA, centenário, de tradição, time de ascensão nacional e internacional. Para mim foi uma realização dupla: profissional e pessoal", declarou.
O designer se destacou nas redes sociais com criação de artes motivacionais envolvendo o clube do Mutange.
"Após o Campeonato Alagoano 2015, percebi uma sensação de descrença da torcida. Percebi que eu podia fazer alguma coisa para ajudar neste sentido", disse o profissional.
(Foto: Divulgação)
Segundo o designer, idealizar e criar os novos uniformes do CSA está entre as maiores conquistas profissionais ao longo dos 14 anos de carreira.
"Fiquei extremamente feliz. É uma realização profissional e muito mais pessoal. Quando surgiu o convite nem caiu a ficha. Sinceramente demorei até para acreditar. Depois que mandei os modelos, eles gostaram, foram aprovados e foi caindo a ficha. Está sendo algo muito gratificante", analisou.
Diretor de marketing do CSA, Max Mendes explicou como aconteceu o acordo entre o clube, o designer e a Umbro.
"O convite ao Tom foi feito pela grande admiração que tenho pelos trabalhos dele e pelo reconhecimento da torcida do CSA com ele. Inclusive, até com torcedores dos clubes adversários, ele tem feito materiais belíssimos. O clube ficou responsável pelo design exclusivo das camisas. A Umbro, uma marca internacional, vai nos apresentar um uniforme de muita qualidade. O Tom aceitou o convite como pessoa física, sem remuneração. É uma contribuição dele enquanto azulino torcedor do CSA".
Escudos do Brasil
Tom Carvalho é autor do projeto "Escudos do Brasil". A homenagem foi feita com representação artística dos escudos de um número superior a 170 escudos de todos os times participantes do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2016.
(Foto: Divulgação / Tom Carvalho)
LEIA MAIS
+Lidas