O TNH1 venceu mais um prêmio nacional. Na noite dessa sexta-feira, 14, o portal foi um dos vencedores do 1º Prêmio Boehringer Ingelheim de Jornalismo.
LEIA TAMBÉM
Em cerimônia no Pullman Ibirapuera, em São Paulo, Gilson Monteiro, editor-chefe do TNH1, conquistou o 3º lugar com a reportagem “A pele que habito”.
Veja imagens da premiação:
A matéria mostra como a psoríase pustulosa generalizada, doença dermatológica rara e sem cura, afeta os pacientes física e psicologicamente.
“É um reconhecimento para o trabalho desenvolvido pelo TNH1, com reportagens especiais com temas que ajudam, através da divulgação, a disseminar informações que nem sempre tem espaço. No caso desta matéria, por se tratar de uma doença rara, isso ganha uma relevância ainda maior, por termos poucas fontes de informação. É muito bom esse reconhecimento para o profissional e para o TNH1”, afirma Gilson.
A reportagem especial, publicada em dezembro de 2023, conta histórias de pessoas que tiveram a pele e a saúde mental afetada pelo PPG.
Pessoas como o jornalista Gabriel Castaldini, que precisou voltar da França, onde foi morar, porque o clima piorou o quadro de saúde. “Lembro que começaram a aparecer algumas lesões bem pequenas nos cotovelos. E parecia uma alergiazinha. Isso foi no início de 2007. Até o final do ano eu já estava com o couro cabeludo tomado pela psoríase, parte da barriga e braços. Comecei a procurar médicos em Ribeirão Preto. Mas não encontrei o diagnóstico certeiro de imediato. Havia a suspeita”, conta, lembrando que chegou a ter 85% da pele tomada por lesões", contou ele à reportagem.
A matéria também contou a história do consultor financeira Carlos de Paula. Ele chegou a passar dias na UTI, correndo risco de morrer. “Imagina um mar, transparente, mas que lá por baixo tem os corais. Eles estão ali, quer dizer, a doença está ali.Quando vem a crise, eu faço uma correlação com o vulcão borbulhando, é algo muito abrupto. A PPG ela explode mesmo, aquela sensação de centenas de espinhas doloridas e tudo mais”, disse.
►CONHEÇA TODOS OS VENCEDORES
A premiação foi entregue durante III FÓRUM Psoríase Pustulosa Generalizada que reuniu, em São Paulo, médicos e especialistas.
A reportagem do TNH1 concorreu com matérias de várias veículos de comunicação do país como a NSC TV, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina e o portal O Povo, do Ceará.
Confira os vencedores
Ana Rute Alves Ramires (site O Povo)
Andrielli Zambonin (NSC TV)
Gilson Monteiro (Portal TNH1)
Ana Rute Alves Ramires (Jornal O Povo)
Núbya Mara da Silva Oliveira e Gabriel Augusto Rodrigues Ferreira (O Tempo)
Vanderlei Pires (Jornal Extra Santa Catarina)
A Boehringer Ingelheim - uma das 20 maiores empresas da indústria farmacêutica, atua tanto na saúde humana quanto animal. Como um dos principais investidores percentuais do setor em pesquisa e desenvolvimento, com 22,5% do faturamento em vendas líquidas investidos em 2023, a companhia tem como foco o desenvolvimento de terapias inovadoras que podem melhorar e prolongar vidas em áreas com altas necessidades médicas não atendidas. Desde a sua fundação em 1885, a Boehringer adota uma perspectiva de longo prazo, incorporando sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor. Mais de 53.500 colaboradores atendem mais de 130 mercados para construir um amanhã mais saudável, sustentável e equitativo.
No Brasil desde 1956, a Boehringer atua em todo o território nacional e está instalada no estado de São Paulo, com escritório na capital, fábrica em Paulínia dedicada à saúde animal, e laboratório de controle de qualidade no Jaguaré. Pelo oitavo ano consecutivo, foi reconhecida pela certificação Top Employer, que elege as melhores empregadoras do mundo por suas iniciativas de recursos humanos. E, mais recentemente, a companhia recebeu a certificação do instituto Great Place to Work, que reconhece as organizações que são consideradas pelos (as) seus colaboradores (as) como um ótimo lugar para se trabalhar.