O portal TNH1 e a TV Pajuçara foram homenageados, nesta segunda-feira (24), em uma solenidade pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) pelo serviços prestados no apoio ao Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid).
LEIA TAMBÉM
Durante a cerimônia, que ocorreu no auditório da sede do Ministério Público, foram condecorados membros do Ministério Público e da Justiça de Alagoas, representantes das polícias Federal, Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, de diversos órgãos que também atuam no PLID/AL e veículos de comunicação, entre eles o TNH1 e a TV Pajuçara, integrantes do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM).
Para o editor-chefe do TNH1, Gilson Monteiro, a homenagem é um reconhecimento da relevância do trabalho da imprensa.
“Homenagem é sempre uma forma de reconhecimento do nosso trabalho, e quando essa homenagem parte de um órgão como o Ministério Público, é sinal de que estamos no caminho certo, contribuindo efetivamente para um trabalho grandioso como o do Plid.”
.
Representando a TV Pajuçara, o Gerente do Comercial e Marketing do PSCOM, Anthony Campos classificou como orgulho receber a homenagem.
“Para a gente é motivo de honra e de orgulho muito grande saber que o nosso trabalho está sendo visualizado como relevante, um órgão tão importante como o Ministério Público enxergar a qualidade do nosso trabalho e a relevância do nosso trabalho para uma pauta tão importante como essa.”
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, destacou que a atuação da imprensa é fundamental para o projeto. “A amplitude da atuação da imprensa é que permite que essas informações sejam melhores utilizadas. Sem dúvida nenhuma, portanto, a imprensa é fundamental e imprescindível nesta tarefa de localizar pessoas desaparecidas. Vocês merecem todo o cumprimento por parte do MP de Alagoas”, contou ao TNH1.
O PLID
No estado de Alagoas, o programa de desaparecidos foi lançado em 2018 e tem uma taxa de ressortitividade acima de 65%, segundo foi informado na solenidade. Durante a execução do projeto, tem sido garantido o encontro de centenas de pessoas com suas famílias, o respeito dos direitos humanos e a proteção das vítimas.
A coordenadora do projeto, promotora de Justiça Marluce Falcão, ressaltou a importância dos veículos de imprensa na ajuda na busca pelos desaparecidos. “Estamos prestando menção honrosa aos órgãos de comunicação pelos serviços prestados. E o TNH1 é um deles, porque num momento em que esses órgãos de comunicação em massa publicam, o alcance deles é imensurável. Quando divulga um card de uma pessoa desaparecida, pode esperar que vai ter um resultado positivo”.
LEIA MAIS
+Lidas