Nestas Eleições 14, dos 27 deputados estaduais de Alagoas, se reelegeram. Isso representa uma renovação de 48%. Houve mudança também na distribuição das vagas, onde cinco partidos contam agora com novos representantes na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), e outros quatro perderam cadeiras, segundo apuração realizada pelo Portal TNH1 e Agência Tatu.
LEIA TAMBÉM
Com a nova composição da ALE, o PSL, Solidariedade (SD), PV e PTB conseguiram eleger um deputado cada, além do PP, que em 2014 não elegeu nenhum candidato, mas que agora conseguiu ocupar quatro cadeiras da Assembleia.
Por outro lado, o PT, PRB, PSB e PSC não conseguiram se manter na Casa de Tavares Bastos.
Ainda de acordo com a apuração, o PSDB perdeu metade de suas vagas, saindo de quatro para parlamentares para dois eleitos nestas Eleições. Já o MDB – antes PMDB - , que em 2014 possuía três deputados estaduais, agora contará com seis.
No gráfico abaixo, selecione um ano (2014 ou 2018) e veja a distribuição de cadeiras na ALE, por partido:
Renovação
Dos 13 novos deputados estaduais de Alagoas, quatro são dos partidos que passarão a contar com representantes a partir de 2019, como o Cabo Bebeto (PSL), Silvio Camelo (PV), Angela Garrote (PP) e Leo Loureiro (PP), que já havia assumido como suplente depois do afastamento do ex-deputado estadual João Beltrão.
Acesse aqui a base de dados utilizada para produção desta matéria.
+Lidas