A Diretoria Adjunta de Assuntos Judiciários (Daajuc) do Tribunal de Justiça de Alagoas informou que foram expedidas mais de 16 mil certidões judiciais de segundo grau, de nada consta, cíveis e criminais, entre agosto e setembro de 2020. A maior parte teve fins eleitorais.
LEIA TAMBÉM
Do total, 15.122 foram emitidas automaticamente por sistema eletrônico, segundo apurou a Diretoria de Tecnologia (Diati).
As certidões são solicitadas inicialmente por este link no site do Tribunal. Nos casos em que o sistema positiva as certidões, o solicitante precisa entrar em contato com a Daajuc. Foi o caso de cerca de 1.100 certidões nesse período, elaboradas manualmente pelos servidores da Daajuc.
Devido à pandemia de Covid-19, o Tribunal substituiu o atendimento presencial pelo on-line, e esses casos de positivação foram resolvidos pela internet, conforme orientado pelo próprio sistema.
A diretora da Daajuc, Eleonora Paes Cerqueira, destaca que, nos últimos 15 dias relativos ao prazo final estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral aos candidatos, os servidores do setor precisaram estender a jornada de trabalho para atender à demanda elevada.
?Todos os anos de eleição há essa demanda enorme de certidões, mas juntos com a Diati, procuramos deixar essa busca mais afunilada possível para que nossas informações sejam as mais claras e fidedignas?, ressalta Eleonora.
Atualmente, a Daajuc, juntamente com as câmaras cíveis e criminal do TJAL, concentra esforços na emissão de certidões de objeto e pé, também solicitadas pelos candidatos e advogados, em cumprimento a determinações do Tribunal Regional Eleitoral.
Para esse tipo de certidão, é feito um levantamento de todo trâmite do processo, desde a distribuição, julgamento, até interposição de recursos para os Tribunais Superiores.
LEIA MAIS
+Lidas