Tinta guache? 'Sumiço' das linhas do campo no Rei Pelé rende memes; confira as reações

Publicado em 20/06/2023, às 12h09
Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Por Gabriel Amorim*

Devido às fortes chuvas que caíram em Maceió nessa segunda-feira (19), a tinta utilizada no estádio Rei Pelé, em Maceió, sumiu e a partida entre CSA e Aparecidense, marcada para às 20h e válida pela nona rodada da Série C, precisou ser adiada. Apesar da bola não ter rolado, não faltou zoeira na internet para ilustrar o fato curioso - com direito até ao questionamento sobre o material utilizado para traçar as linhas do campo. Afinal, o torcedor pode até ter perdido o jogo, mas não o bom humor.

Desde o início do dia, a capital alagoana ficou debaixo de chuva. E se o recente sistema de irrigação do estádio suportou a quantidade de água que caiu no gramado, a tinta utilizada para demarcar o campo deixou a desejar. Com a proximidade do horário do jogo, o funcionário responsável pela pintura teve que refazer todo o trabalho. O CSA ainda chegou a divulgar que o serviço de pintura foi refeito três vezes antes do horário da partida. Veja, abaixo, como ficou o gramado sem as demarcações:

Foto: Reprodução

Chegada a hora dos times e da equipe de arbitragem entrarem em campo, as linhas do campo voltaram a sumir e o funcionário precisou entrar em cena com seu carrinho para demarcar o gramado. Durante o trabalho, uma cena em que um homem de colete entra com um balde de tinta chamou atenção. Confira:

Foto: Reprodução/Pajuçara Futebol Clube

Apelidado carinhosamente de ‘tiozinho’, o funcionário responsável por pintar as demarcações do estádio Rei Pelé chegou a protagonizar uma divertida enquete (veja abaixo) realizada pela plataforma de streaming Nosso Futebol, detentora dos direitos de transmissão da partida, a qual perguntava ao torcedor para quem ele estava torcendo - para o CSA, Aparecidense ou para o funcionário. Ele, inclusive, ainda estampou montagens com a moldura do ‘craque do jogo’, programa da TV Globo que premia, como o nome prevê, o melhor da partida.

Foto: Reprodução/Pajuçara Futebol Clube

Foto: Reprodução/Pajuçara Futebol Clube

E se, por um lado, teve telespectador que elogiou o esforço do funcionário, outros aproveitaram para brincar com as retas ‘não tão retas assim’. Veja, abaixo, como ficou o trabalho (por ora) e as reações.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução/Pajuçara Futebol Clube

(Reprodução/Instagram)
(Reprodução/Instagram)
(Reprodução/Instagram)
(Reprodução/Instagram)

Pressionado pelos corajosos torcedores que se fizeram presentes no estádio Rei Pelé, o time de arbitragem ainda tentou segurar o que podia para o jogo acontecer, chegando a aguardar um tempo prévio de 30 minutos e orientando os times a voltarem para os vestiários. No entanto, a chuva não deu trégua e não teve outra solução: depois de uma hora de atraso, a partida foi adiada às 21h10 debaixo de vaias, críticas e manifestações nas redes sociais. 

“Falta de respeito com quem corre o risco para ir prestigiar e torcer. Falta de responsabilidade”, desabafou um torcedor azulino. “Várzea! A instituição Centro Sportivo Alagoano passou a maior vergonha de sua história recente”, disse outro. “Falta de respeito com o torcedor, que saiu de casa para nada”.

Se o torcedor saiu na bronca com a administração do estádio, os amantes do futebol aproveitaram o momento para rir da situação. “O nome do time é Aparecidense, mas as linhas de campo sumiram”, brincou um. “Por isso que o futebol brasileiro é único, não tem igual”, disse outro. “Eis que eu faço uma aposta que as linhas do campo irão sumir”, comentou outro.

Foto: Reprodução


Foto: Reprodução


Foto: Reprodução

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, que administra o Rei Pelé, se manifestou. Através de nota, a Selaj informou que a tinta necessita de um tempo mínimo para secar, o que não foi possível pelo período chuvoso. A secretaria ainda divulgou que todo procedimento de manutenção e preparo do gramado para as partidas é realizado por uma empresa contratada, “reconhecida nacionalmente e internacionalmente no segmento”. 

Confira, abaixo, a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), informa que todo procedimento de manutenção e preparo do gramado para as partidas é realizado por empresa contratada, reconhecida nacionalmente e internacionalmente no segmento. As atividades no gramado são diárias, com corte na véspera e demarcação no início de cada dia de jogo. Devido às fortes chuvas que caíram sobre a capital alagoana, o trabalho foi prejudicado, uma vez que a tinta necessita do mínimo de tempo para secar, o que foi quase impossível, em razão do período chuvoso. Entretanto, em que pese as dificuldades climatológicas, a Secretaria irá averiguar maiores detalhes junto a empresa. A Selaj reitera o compromisso com o futebol e os clubes alagoanos, reforçando o trabalho feito para melhoria dos sistemas de drenagem, irrigação e aplicação de um novo e moderno. Em tempo, todo e qualquer problema diagnosticado, será devidamente corrigido.

Nova data - Após o adiamento, a CBF rapidamente divulgou que a partida será realizada na noite desta terça-feira, 20, às 20h, no estádio Rei Pelé. Durante a manhã, o 'tiozinho' começou os trabalhos enquanto o tempo sem chuvas se mantinha. 

Foto: Reprodução

E os torcedores que compraram ingressos? Após o anúncio do adiamento da partida, o Azulão publicou no Instagram que quem comprou o ingresso tem entrada livre e quem for sócio do clube tem direito a levar dois acompanhantes.

CSA e Aparecidense encerram a nona rodada da Série C. Com 12 pontos, o CSA está no meio da tabela e busca os três pontos para finalizar a rodada em terceiro lugar. Já o time goiano amarga a lanterna da compeição, com seis pontos somados.

Onde acompanhar o jogo? A partida será transmitida pelo time do Pajuçara Futebol Clube, da Rádio Pajuçara FM, com transmissão pelo YouTube. Com imagens, o duelo será exibido no Nosso Futebol (TV a cabo e streaming).

*Estagiário sob supervisão.

Gostou? Compartilhe