Nova voz da banda XCalypso — antiga Calypso —, Thábata Mendes aceitou o desafio de entrar para a tumultuada história de Ximbinha, que enfrentou muitas polêmicas desde que se separou da ex-mulher e parceira de trabalho, Joelma. Ciente do tamanho do desafio, a cantora não se intimidou com as críticas e disse ao R7 que não sentiu medo em nenhum momento ao entrar para o grupo.
Antes mesmo de ser chamada para substituir o posto de Joelma, Thábata Mendes estava como todos os outros brasileiros: acompanhando a história em casa com sua família.
— Todo mundo se surpreendeu, ninguém esperava, foi algo totalmente inusitado, estávamos acompanhando tudo o que rolou. Todo mundo se sensiiblizou, mesmo quem não acompanhava a banda, se sensibilizou. Nunca imaginei que seria a substituta. Vale salientar que não estou roubando o lugar de ninguém, estou ocupando um espaço. É sempre bom ressaltar.
Apesar de ter sido anunciada como a substituta de Joelma no meio da confusão, Thábata disse que não teve medo em nenhum momento.
— Não tive medo, sendo franca. Senti que era o meu momento, que eu teria que enfrentar uma realidade, era consolidado. Independe de mim essa questão, estou aqui apenas para fazer o meu trabalho, sabia que seria difícil, porém não senti medo, não.
Assim que Thábata foi anunciada como a nova vocalista da banda Calypso, o que não faltaram foram críticas.
— Recebi críticas de todos os lados, a galera hostiliza de todo jeito, mas tem quem ovaciona e me agarro nessas pessoas. Eu já sabia que seria assim, eu estava preparada. Sabia que quando fosse divulgada que seria a nova cantora, isso iria ocorrer. Se não fosse eu, seria outra pessoa, então é bom que seja eu mesmo.
Há dois meses como parceira de Ximbinha, Thábata viu sua vida mudar completamente. Deixou a casa dos pais, em Mossoró (RN), e agora vive de canto em canto, ainda sem endereço fixo.
— Minha rotina mudou bruscamente, ainda estou perdida, estou tentando me situar. A gente foi gravar em Recife, ficamos duas semanas lá, depois voltamos para o Pará para dar continuidade aos ensaios, porque estamos nesse processo de preparação para os shows.
A primeira apresentação da XCalypso será em Ananindeua, numa cidade próxima a Belém, já no dia 3 de janeiro de 2016. Até março do ano que vem, o grupo já tem mais de 20 shows marcados, sendo a média do cachê é de R$ 200 mil.
Parceira de Ximbinha, Thábata é só elogios ao guitarrista. Alheia às polêmicas que envolvem o divórcio entre ele e Joelma, a cantora foca no lado profissional do músico.
— Trabalhar com o Ximbinha é tranquilo. O interessante dele é que ele tem humildade para ouvir e isso é raro. Ele é muito exigente, sem sombra de dúvidas é perfeccionista, mas ele lhe dá a possibilidade de se impor, de opinar. Ele é exigente, porém me dpa abertura. Isso me deixa confortável e segura pra fazer o meu trabalho.
A banda já lançou sua primeira música, Saudade, que já tem mais de 70 mil visualizações no YouTube. A canção é bem diferente do que os fãs da Calypso estavam acostumados e aposta na chambata, ritmo da República Dominicana. Segundo a cantora, o hit marca a nova fase da XCalypso, que irá misturar a essência da banda com outros ritmos.
— A banda Calypso continua sendo a Calypso, tendo a sua essência, mas agora também terá o meu jeito, a minha voz. Então, vamos misturar de tudo. Teremos música para chorar, com muita sofrência, e também música para sair do chão.
Uma das marcas da Calypso é a jogada de cabelo de Joelma — ou melhor, era. Thábata, que já afirmou não ter intenção de ser a nova Joelma, contou que irá dançar da sua maneira e não pretende copiar ninguém.
— Vou dançar porque é um hábito, sempre dancei, fui dessas artistas que sempre busquei me aperfeiçoar em diversas artes, a dança sempre fez parte da minha vida. Calypso é um estilo contagiante, dançante, ele precisa disso. Atuei no axé durante anos, é bom essa semelhança, a dança é indispensável. Mas não será nada coreografado, será com meu estilo. Tem que prevalecer o estilo da Calypso, é muito massa um show animado, alegre.
Com a rotina maluca dos últimos dois meses, a loira acabou descuidando um pouco de uma de suas paixões: a academia. Agora que a poeira baixou, ela está mais do que focada para retomar a rotina de exercícios, combinada com uma dieta regrada.
— Eu amo o mundo fitness, academia, tudo isso. Tive uns problemas de saúde e precisei ficar duas semanas fora da academia, mas agora estou pronta para voltar.
Contando os dias para a estreia nos palcos e com o CD previsto para sair em janeiro, Thábata Mendes só tem motivos a agradecer pelo ano de 2015.
— Tudo está sendo muito maravilhoso, estou muito feliz. Sinto que já evolui muito musicalmente. Ximbinha é um visionário de fato, ele soube selecionar as pessoas mais talentosas, de um coração gigantesco. Ele soube unir uma equipe com conceito diferenciado e muito qualificada, uma galera muito humilde. Estou muito satisfeita.
LEIA MAIS
+Lidas