Cidades do interior alagoano receberam um temporal na noite dessa segunda-feira (28), que causou estragos aos moradores por conta do nível da água e da ocorrência de raios, relâmpagos e trovões. Para entender toda essa chuva no final deste mês de novembro, o TNH1 entrou em contato com o Coordenador da Sala de Alerta e Meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Vinícius Pinho, que explicou a existência de um fenômeno responsável por esse temporais nessa época do ano.
LEIA TAMBÉM
De acordo com Vinícius Pinho, trata-se de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A zona é um dos principais sistemas meteorológicos existentes no Brasil nesta época do ano e é uma das responsáveis por causar as fortes chuvas registradas, principalmente, nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
A Zona é uma faixa de nebulosidade, que se estende desde a Amazônia até o sul do país. A média é que ela atue, em média, por um período de tempo curto. Além das chuvas, o fenômeno é responsável pelo registro de fortes zonas de vento e trovoadas.
Aviso da Semarh - Na última segunda-feira (28), a Semarh emitiu um aviso meteorológico sobre o canal de umidade situado sobre a Região Nordeste do Brasil e em áreas oceânicas adjacentes. O aviso anunciava a previsão de pancadas de chuvas, raios e rajadas de ventos em pontos isolados do Sertão, Sertão do São Francisco, Agreste e Baixo São Francisco do estado de Alagoas durante a noite. A Secretaria ainda alertou para o risco de alagamentos em áreas que possuem deficiência de drenagem urbana, e de quedas de árvores, placas e objetos fragilizados que pudessem ser atingidos pelos ventos.
Em Palmeiras dos Índios, o temporal atingiu e assustou os moradores, que gravaram vídeos mostrando a enxurrada e a intensidade da força da água, dos raios, relâmpagos e trovões. No vídeo abaixo, é possível observar a força da água que invadiu residências e estabelecimentos comerciais, causando prejuízo aos moradores e os comerciantes. Confira:
A Semarh ainda confirmou ao TNH1 que o alerta feito ontem (28) se estende até a noite desta terça-feira (29). Com isso, todas as recomendações seguem válidas. A Sala de Alerta segue monitorando as condições e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.
*Sob supervisão da editoria
+Lidas